Venício Lima analisa políticas públicas dos governos Lula em novo livro

Obra será lançada nesta quinta-feira, 16, no restaurante Carpe Diem da 104 Sul

Sociólogo, jornalista e professor titular aposentado de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília – entre muitos outros títulos –, Venício Lima lança nesta quinta-feira, 16, o livro Política de Comunicações: Um Balanço dos Governos Lula [2003-2010], sua mais recente obra. O lançamento ocorrerá a partir de 19h, no restaurante Carpe Diem da 104 Sul.

O livro é uma coletânea de 91 artigos (depois transformados em 89) publicados pelo Observatório da Imprensa e pelo portal Carta Maior entre os anos de 2004 e 2010. Reunidos, os textos aludem a uma pergunta central: os dois mandatos do presidente Lula – marcado por grande aprovação popular – representam de fato um avanço para a democratização das Comunicações no Brasil? Para o autor, a resposta é “não”, ainda que o governo Lula tenha sido bem-sucedido em algumas outras áreas de atuação.

“O balanço geral – e os anuais – revelam que praticamente não se avançou em relação às politicas de Comunicação no Brasil durante aquele período”, afirma Lima. A título de exceção, o autor cita a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a redistribuição – “descentralizadora, que ajudou mais vozes a aparecerem num espaço público” – de verbas oficiais de publicidade.

Política de Comunicações: Um Balanço dos Governos Lula é, portanto, fruto da atividade profissional de Venício Lima no período 2003-2010. “Em certo sentido, ao escrever sobre elas, acompanhei o cotidiano da formulação de políticas públicas de Comunicações durante o governo Lula”, diz. Para compor a obra, o autor reuniu os artigos sob grandes capítulos dedicados ao “Marco Regulatório”, a “Recuos” e a “Avanços”.

No livro, os artigos de Lima acabam por evidenciar “históricas e poderosas resistências ao avanço nas Comunicações” no Brasil – entre elas o fato de o modelo cultural hegemônico não permitir alternativas que levem ao seu questionamento. Como resultado, segundo o professor, “no Brasil poucos falam e muitos ouvem”: “Aqui temos um problema histórico, a rigor secular: o que acontece na área das políticas de Comunicações é que a imensa maioria da população brasileira continua excluída do debate público”.

Lima lembra que o mês de agosto, cinquentenário do Código Brasileiro de Telecomunicações, oferece um exemplo contundente de mais este atraso brasileiro: no dia 27 de agosto de 1962, o presidente João Goulart assinou a lei que até hoje regula o rádio e a televisão no país. “E como isso é possível para um campo de tamanhas mudanças tecnológicas?”, pergunta o professor.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO – Espécie de complemento teórico a Política de Comunicações, a também coletânea de artigos Liberdade de expressão x Liberdade de imprensa será relançada paralelamente na noite desta quinta-feira, 16. A segunda edição, revista e ampliada, foi acrescida de 16 artigos, e introduz novas discussões – que surgiram após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, em 2009 – acerca do tema. O autor destaca a extensa introdução do livro, que apresenta a temática historicamente; os anexos, com uma cronologia de fatos e uma listagem de principais documentos legais sobre o tema; e o prefácio – “do qual muito me orgulhei” – do jurista Fábio Konder Comparato.

SERVIÇO
Publicados pela Editora Publisher Brasil, os livros poderão ser adquiridos pelo site www.publisherbrasil.com.br ou pelo telefone (61) 3328.8036.

 

Tips for Wearing French Cuffs with Style Page 1 of 2
watch game of thrones online free From the tension filled transportation of the unstable dynamite

Old Fashion Recipe for Spiral Blackberry Cobbler
free games online And to make one of our little velvet stars

Birthday The Most Memorable Day Of The Life
mermaid wedding dresses Spotted trout are opportunistic feeders

How to Put on a Paris Style Fashion Show
forever 21 and I can even shop sample sales

5 Ways The English Language Has Gone To Hell
jeux Gordana says Christopher and Althea

Hot White Watches and White Summer Fashion Trends Shopping Tips
kleider plus steampunk jacket

The Best Running Tights for Women
ballkleider Don’t say I didn’t warn you

Using Liquid Latex and Body Paint
games The France visit