Vice-reitor da UNIR toma posse em Porto Velho

Com o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) pelos próximos quatro anos, tomou posse na manhã desta segunda-feira, 7, o vice-reitor eleito pela comunidade acadêmica e pelo Conselho Universitário (CONSUN), professor doutor Marcelo Vergotti.

A cerimônia de posse, realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), em Porto Velho, foi coordenada pela reitora da UNIR, professora doutora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho e contou com a presença do vice-governador do Estado de Rondônia, Daniel Pereira, do coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba, do Chefe da Casa Civil, Emerson Castro, do Superintendente do Sebrae/RO, Valdemar Camata Júnior, e do presidente do DCE/UNIR, Raildo Sales. Outras autoridades do estado enviaram representantes. Também participaram da solenidade, pró-reitores, gestores, docentes e técnicos da UNIR, além dos familiares do vice-reitor.

Durante o discurso, a reitora enfatizou que a posse do professor Marcelo Vergotti significa o cumprimento da vontade da comunidade universitária, que o elegeu em março de 2015 e cuja posse só foi possível agora. “Seu trabalho como diretor do Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NCET/UNIR) foi determinante para sua vitoriosa candidatura a Vice-Reitor. Eleito em março de 2015, soube combater o bom combate, aguardando pacientemente o triunfo final da verdade e da vontade da comunidade universitária”, disse.

Marcelo Vergotti formou-se em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia no ano de 1997 e iniciou sua carreira no magistério superior da UNIR em 2009. Para a reitora, é uma satisfação e uma honra dar posse a um vice-reitor que é ex-aluno da Instituição. A trajetória do professor demostra que “a nossa universidade tem sido capaz de formar alunos que seguem a carreira acadêmica e tornam-se professores”.

A mãe e a esposa do professor Marcelo Vergotti, respectivamente, Serápia Lisboa Vergotti e Joana D’arc Vergotti, também foram homenageadas pela reitora por ocasião da posse do vice-reitor e pelo dia internacional da mulher, comemorado amanhã, 8 de março.

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, que também é professor, parabenizou o vice-reitor Marcelo Vergotti pela posse e disse que a sua história de vida é mais um exemplo de que é possível vencer através da educação e da dedicação. “Com toda a sua experiência de vida, o professor Marcelo poderá nos ajudar a levar às crianças, aos adolescentes e aos jovens a mensagem de que com educação podemos melhorar o futuro do nosso estado e do nosso país”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o vice-reitor agradeceu às pessoas que o apoiaram em sua jornada e contribuíram para que ele disputasse o pleito e assumisse o cargo, entre elas os seus familiares, colegas de trabalho, professores, técnicos, pró-reitor, ex-reitor e diretores da UNIR.

Para o professor, a sua geração tem a missão de manter e promover o crescimento da UNIR em respeito e consideração aos “desbravadores” que vieram antes dele, os professores que construíram a história da instituição e a expandiram para todo o estado de Rondônia. Com este propósito, acrescentou que pretende “ajudar o gabinete da magnífica reitora no que for possível, dando todo o suporte necessário, como deve agir um vice-reitor, e contribuir também com a transição da gestão, pois estamos com uma eleição em andamento e espero entregar o gabinete ao próximo reitor com muito êxito”, concluiu.

Em sua opinião, a universidade precisa investir mais em pesquisa e no próprio ensino para formar profissionais para a vida e não apenas para o mercado de trabalho. Segundo ele, “profissionais que possam elevar o debate politico da nossa instituição, do nosso estado e do nosso país”.

“O vice-reitor tem um pouco de João Batista. Existe alguém mais importante do que eu, cujo trabalho deve ser enaltecido, e, neste momento, essa pessoa é a professora Berenice”, concluiu o vice-reitor empossado, exaltando o trabalho da atual reitora.

ASCOM – Universidade Federal de Rondônia