Home Destaque Andifes e INEP tratam sobre pautas de interesse da educação superior pública

Andifes e INEP tratam sobre pautas de interesse da educação superior pública

0
0

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve reunida remotamente com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Danilo Dupas Ribeiro, para tratar de assuntos de interesse da educação superior pública brasileira, na manhã dessa sexta-feira (30).

Segundo o presidente da Andifes, reitor Edward Madureira (UFG), a reunião foi bastante positiva para, além dos encaminhamentos propostos, estabelecer um primeiro contato com a nova gestão do INEP, com vistas a aprimorar os instrumentos e tratar de demandas cotidianas das universidades federais no que diz respeito à avaliação.

“Externamos nossa preocupação sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que não foi realizado no ano passado e havia uma previsão de realização nesse ano de, pelo menos, dois conjuntos de cursos. Ao que tudo indica, será realizado exame somente do conjunto de cursos que era para ter sido avaliado no ano passado e, no ano que vem, teremos os dois outros grupos de curso sendo avaliados”, detalhou.

Ainda de acordo com o reitor, a data para realização do Enem em relação aos calendários acadêmicos e a necessidade de aprimoramento dos indicadores da qualidade da educação superior também estiveram na pauta. “As universidades federais são um parâmetro desses indicadores e, como os calendários estão alterados em função da pandemia, poderia haver um prejuízo na avaliação”, salientou.

A coordenadora do Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD), professora Maria do Socorro Lima (UFRPE) aproveitou para convidar o diretor de avaliação da Educação Superior, Luís Filipe de Miranda Grochocki, e a diretora de Estudos Educacionais, Michele Cristina Silva Melo, que também estavam na reunião, para participarem da próxima reunião do Cograd, com o objetivo de aprofundarem na pauta apresentada hoje ao INEP.

Participaram ainda da reunião a vice-presidente da Andifes, reitora Joana Angélica Guimarães (UFSB) e o secretário executivo, Gustavo Balduino.

Carregue mais artigos relacionados
Carregue mais em Destaque
Comentários estão fechados.

Vejam também

Universidade fica inviável – Por Denise Pires de Carvalho e Carlos Frederico Leão Rocha

A pandemia da Covid-19 revelou a importância da ciência no enfrentamento de questões de ri…