UFRN e universidades inglesas assinam termo de cooperação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN ) está recebendo a visita de  representantes das universidades de Birmingham e Nottinghan, Inglaterra, e nesta segunda-feira, 15, às 10h, foi assinado um termo de cooperação entre as duas instituições e a UFRN, com vistas à consolidação da cooperação já em curso desde 2012, com a realização de um workshop sobre petróleo e gás.

O termo de cooperação foi assinado pela reitora Ângela Paiva Cruz, da UFRN, e pelos professores Malcolm Press, da Universidade de Birmingham, e Michael R. Merrifield, da Universidade de Nottingham. Além da assinatura do convênio, os representantes das instituições inglesas  tiveram reunião com pesquisadores da UFRN durante a tarde de hoje, pois faz parte da missão da comitiva inglesa identificar outras áreas para realização de workshops e projetos de pesquisa.

A reitora Ângela Paiva Cruz informou aos visitantes a disposição da Universidade de consolidar seu processo de internacionalização, uma das metas de gestão, destacando a participação de outras missões internacionais, em especial de países como Canadá, Estados Unidos,  Alemanha e França.

“Talvez a UFRN tenha a atratividade pela diversidade de áreas em que atuamos”, afirmou a reitora Ângela Paiva, informando ainda sobre as ações desenvolvidas por esta instituição como forma de consolidar a sua internacionalização: criação de uma Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais e do Instituto Ágora, que oferece cursos de línguas aos professores e alunos.

O professor Malcolm Press, da Universidade de Birmingham relatou que em sua instituição cada departamento, cada professor, tem seus colaboradores internacionais, com iniciativas para cada país. Com o Brasil, destacou, há um relacionamento diferenciado, porque está sendo feito em parceria com a Universidade de Nottinghan.

Como estratégia para essa cooperação com as universidades brasileiras, Malcolm Press disse que estão sendo feitas visitas às universidades do eixo sul-sudeste, “mas percebemos que há muitas possibilidades fora desse eixo e a UFRN se ajusta ao que estamos procurando”, frisou.

O professor Michael R. Merrifield, da Universidade de Nottinghan, endossou o que foi dito pelo representante da Universidade de Birmingham e afirmou que a universidade que representa é pioneira no Reino Unido na questão da internacionalização, mantendo escritórios fora de seu país. Segundo afirmou, a cooperação com o Brasil faz parte das metas de expandir as fronteiras da Universidade de Nottinghan.

Além dos professores Malcolm Press e Michael Merrifield, fizeram parte da comitiva inglesa a professora Andréa Edwards, Alan Burbidge e Maeve Fitzpatric. Eles foram recebidos pela reitora Ângela Paiva, pela vice-reitora, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, pelo secretário adjunto de Relações Internacionais, Aderson Barbosa, e pelos pró-reitores de Graduação, Alexandre Lara Menezes, e de Extensão, Edmilson Lopes.

 

Ascom UFRN

Top 5 Styles From Spring Summer 2010 Couture Fashion Catwalks
watch game of thrones online free Details for the new operations have not yet been formulated

6 Inexplicably Hostile Interviews With Famous Musicians
free games online the world you exist in

Why Bass Weejuns Just Won
online games including adding over

Magic Knights Rayearth TV Vol
cheap wedding dresses If you love makeup

7 Great Reasons to Work in Public Relations
forever 21 male models do for men’s fashion

The 2013 Lexus GS 450h
free online games which hosts award winning fashion exhibitions and lectures

Hid Kits Why You Shouldn’t be Afraid of the Dark
jeu gratuit learn how to period small trainers

Roll of Technology in Fabric Design Fashion Industry
miniclip Vertical lines elongate your legs