Vice-Reitor da UFAM participa no Senado de debate sobre a Formação de Recursos Humanos em C,T & I

A UFAM está na maioria dos municípios do Amazonas, através do Parfor. (Foto: Ascom Senado)A UFAM está na maioria dos municípios do Amazonas, através do Parfor. (Foto: Ascom Senado)A Universidade Federal do Amazonas é uma das maiores Instituições de formação de recursos humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Norte. Mesmo assim, é necessário melhorar a distribuição de recursos financeiros necessários às atividades de ensino e pesquisa para a região e em particular para a UFAM. Esses foram os principais pontos destacados pelo vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Narciso Lima, em um debate realizado na manhã de terça-feira (25), pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT), cujo tema foi A Formação de Recursos Humanos para a Ciência, Tecnologia e Inovação, além de um enfoque especial para o Programa Ciência sem Fronteiras.

Em sua apresentação para o presidente da CCT, senador Cristovam Buarque, professores de outras universidades, como a Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade de Brasília (Unb), ex-alunos do Programa Ciência sem Fronteiras, e demais senadores presentes, o Vice-Reitor confirmou a significativa participação da UFAM na formação de recursos humanos, em números: são 117 cursos de graduação e 46 de pós-graduação, atendendo um total de aproximadamente 40.000 estudantes em Manaus, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins. Além disso, a UFAM oferece 23 residências médicas, e uma multiprofissional em Saúde. “Esses dados reforçam a importância da UFAM para o Amazonas e para o Brasil”, ressalta o Professor Hedinaldo Lima.

Além disso, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor, a UFAM contribui com a formação de mais de seis mil professores do ensino básico em diversos municípios do Amazonas, em primeiras e segundas licenciaturas. É a segunda maior Universidade nesse Programa, do Brasil. “Estamos na maioria dos municípios do interior do Estado do Amazonas, formando professores da rede estadual e municipal, por meio desse Programa”, destacou o Vice-Reitor.

Na educação das populações tradicionais, a UFAM oferece o curso de Licenciatura Indígena em Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Tabatinga, e Parintins. Outros municípios como Borba, Manicoré, Tefé e Maués, já foram contemplados pela UFAM. Outro curso destacado pelo Vice-Reitor é o de Letras Libras, o único do Amazonas, oferecido pela UFAM, dentro do programa de inclusão do Governo Federal.

Interiorização da UFAM

Este ano a UFAM completa 10 anos da implantação de Unidades Acadêmicas Permanentes em Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Parintins e Humaitá, ofertando 34 novos cursos de graduação para mais de 7.000 alunos, bem como cursos de Pós-Graduação em Itacoatiara e Humaitá.

Assimetria na distribuição de bolsas de produtividade no Brasil Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT)Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT)

Apesar dos dados significativos da atuação da UFAM na formação de recursos humanos na Amazônia, em especial no Amazonas, o Vice-Reitor chamou a atenção dos senadores presentes na CCT para o baixo percentual de recursos federais destinados à Ciência, Tecnologia e Inovação para a região Norte, em comparação com outras regiões do Brasil. Segundo o professor Hedinaldo, “existe uma assimetria importante na distribuição dos recursos, que dificulta o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e também da formação de recursos humanos na Amazônia, e naturalmente no Amazonas”.

Como desafios para a produção de Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia, o Vice-Reitor reforça a necessidade de que os investimentos ocorram de forma contínua e ampliada, visando formar, qualificar, captar e “fixar” Recursos Humanos, e prover infraestruturas e fomento para a pesquisa científica e tecnológica (insumos básicos como Energia e Internet ainda são limitantes).

Outros desafios são reduzir as assimetrias regionais na distribuição do investimento público federal em C,T & I (atualmente é fortemente concentrada), e a Incorporação da inovação no processo produtivo (gerar renda e criar oportunidade de emprego).

UFAM e o Programa Ciência sem Fronteiras

A assimetria na distribuição de bolsas reflete na participação da UFAM no Programa Ciência sem Fronteiras. Atualmente 555 bolsas do Programa foram implementadas no Amazonas, sendo a maior parte, 285 implantadas pela UFAM. As engenharias e demais áreas tecnológicas respondem pelo maior número de bolsas: 99. O Vice-Reitor acrescenta que 94% das bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras foram destinadas aos alunos de graduação, o que, no seu entendimento, representa um grande desequilíbrio e espera que nas próximas oportunidades os Programas de Pós-graduação incentivem e apoiem seus alunos a participarem do Programa.

II Fórum de Reitores e Pró-Reitores da Amazônia, em Brasília

Ainda no Senado, o Vice-Reitor da UFAM participou na segunda-feira (24), do II Fórum de Reitores e Pró-Reitores da Amazônia Legal. O objetivo do Evento foi discutir parcerias na área de pesquisas e inovações, com destaque nas experiências produtivas em andamento, no âmbito da biodiversidade e biotecnologia.


Ascom UFAM