Brasileiros vencem competição internacional de matemática

Eles ganharam três medalhas de ouro em competição ibero-americana universitária

RIO— O Brasil venceu pela segunda vez consecutiva uma disputa internacional de matemática a nível universitário, que terminou neste domingo, na Cidade do México. Quatro estudantes brasileiros participaram da 7ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática (CIIM) e conquistaram três medalhas de ouro e uma de prata, o que conferiu ao país a primeira colocação no quadro geral de medalhas.

Tadeu Neto, aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Glauber Guarinello, também do ITA, Cassio Morais, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Igor Araújo, da PUC-Rio, competiram com 70 alunos, de seis países, sob a liderança do professor Carlos Moreira, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Foi inesperado. Eu competia no ensino médio, tinha uma certa experiência e estava me preparando há um ano para essa competição, mas mesmo assim foi uma surpresa. Agora, acho que vou começar a me dedicar mais à matemática. Acho que essa vitória é um estímulo para os alunos do ensino médio— afirmou Tadeu Neto, que conseguiu o primeiro lugar no ranking individual.

Para alcançar o primeiro lugar na competição individual, Neto fez 47 pontos de um total de 60. Os outros colegas de equipe, Cassio Morais, Glauber Guarinello e Igor Araújo, fizeram, respectivamente, 37, 36 e 33 pontos.

A função de “defender” as notas dos competidores brasileiros diante de uma banca internacional, ficou a cargo do professor Carlos Moreira, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa)— que organiza a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e conduziu a participação dos brasileiros na competição internacional. Moreira também corrigiu a prova dos brasileiros e debateu as notas de cada um deles com a banca.

A Competição é feita anualmente desde 2009 e conta com apoio de Sociedades de Matemática e universidades ibero-americanas.

O Globo