UFAM recebe chaves do Laboratório de Arqueologia da parceria com Petrobras e IPHAN

Laboratório da UFAM é único da área no AmazonasLaboratório da UFAM é único da área no AmazonasA Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recebeu da Petrobras as chaves do Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico. A cerimônia ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23, e contou com a presença de estudantes, professores e pesquisadores da área no Amazonas. A obra, fruto da parceria entre UFAM, Petrobras e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é destinada a salvaguardar materiais arqueológicos e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa no campo.

Reitora recebe chaves do mais novo setor da UFAMReitora recebe chaves do mais novo setor da UFAMA reitora da UFAM, professora Márcia Perales, ressaltou o significado daquele momento para a Universidade e expôs a importância do novo setor da Instituição. “Essa obra vai acolher esse rico material, essas peças arqueológicas, mas, sobretudo, pessoas que têm uma preocupação com relação a essa área e que poderão avançar do ponto de vista do conhecimento por meio das ações de pesquisa, ensino, extensão e de inovação”, destacou. A gestora atribuiu o êxito da construção do prédio em questão ao convênio com a Petrobras e o Iphan. “As parcerias são fundamentais”, disse. “Quando nós não conseguimos sozinhos, executar, mas temos bons parceiros, nós conseguimos tornar viável, exequível”, registrou a professora, que recebeu as chaves do novo Laboratório da UFAM das mãos do representante da Petrobras, Leonardo Clemente.

Estudantes e profissionais prestigiam a entrega da obraEstudantes e profissionais prestigiam a entrega da obraProfessora Márcia ressaltou que o Laboratório de Arqueologia é resultado também do trabalho de vários profissionais da Universidade que se dedicaram para que a UFAM tivesse um setor com condições ideais para servir tanto à pesquisa quanto à salvaguarda dos materiais coletados. “É sempre bom agradecer a todos que participaram do processo”, afirmou, citando nomes como os dos professores Sergio Ivan Gil Braga, Maria Helena Ortolan e do prefeito do campus universitário, Átlas Bacellar. “Foi uma equipe de vários setores que tornou possível nós estarmos aqui hoje”, frisou.

“Peças ficarão no Amazonas”, diz Diretora do Museu”Peças ficarão no Amazonas”, diz Diretora do MuseuO vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Lima, expressou a satisfação em presenciar a entrega do Laboratório. “Nós temos hoje um espaço que vai ser fundamental para registrarmos a História, um pouco da Arqueologia da Amazônia, especialmente, da nossa região, aqui, mais próxima de Manaus”, informou, referindo-se ao acervo já incorporado ao novo setor do Museu Amazônico proveniente das obras do gasoduto Coari-Manaus. O professor desejou sucesso a todos que passarão a atuar no Laboratório e disse que a administração superior da Instituição continuará a investir na área da Arqueologia. “Estamos trabalhando para termos condições de fortalecer cada vez mais essa área que nós achamos ser essencial para a nossa região”, declarou.

O gerente de implantação de empreendimentos de gás e energia da Petrobras, Leonardo Clemente, também agradeceu às pessoas e instituições que participaram da parceria em prol do Laboratório ora entregue e declarou que a empresa espera ter contribuído com a Arqueologia regional e que entende a relevância da temática. “A gente tem toda a certeza que esse acervo está em boas mãos”, anunciou.

Parte do acervo já incorporado ao Laboratório de ArqueologiaParte do acervo já incorporado ao Laboratório de ArqueologiaDe acordo com a representante do Iphan, Márcia Honda, a intenção do instituto ao colaborar na parceria que deu origem à edificação agora entregue foi para que o novo departamento da UFAM se constituísse em um ambiente que resguarde o patrimônio arqueológico do estado do Amazonas e que também garanta a acessibilidade por parte dos seus pesquisadores e frequentadores.

Para a diretora do Museu Amazônico, professora Maria Helena Ortolan, o Laboratório, que passa a integrar o Museu, é mais que uma edificação, é um projeto para a Arqueologia ter o seu lugar na Universidade Federal e também na Amazônia. “Com isso, as peças que antes tinham de sair do Amazonas, ficarão e proporcionarão oportunidade de estudo não só aos pesquisadores de fora, mas também aos que se formam aqui”, enfatizou. “Isso não é o fim de uma etapa, é o início de muitas outras”, acentuou.

Após a cerimônia de entrega do edifício do Laboratório de Arqueologia do Museu Amazônico da UFAM, os presentes puderam conhecer as instalações do novo setor da Universidade.

Ascom UFAM

Inspired Fads We’d Like to Forget
free games online THE NEW BLOOD is that it’s

Homemade Carpet Cleaner in a Bissell Deep Cleaner
free online games how to construct a means express to

How To Create Your Own Style
vintage wedding dresses Here’s hoping he gives us a high mambo number five

How to Care for Men’s Curly Hair
forever 21 kate gosselin and simply his rear end is getting ceased times

Biker Jewelry for Guys Gift Ideas
onlinegames pouring considerable work and money into their own fashion line

Silver Cuff links With Uniqueness And Style
jeux fr beamed MGA CEO Isaac Larian

Prada The Comfortable And Durable Shoes For Women
games but a mantra they live by

New Approach in Fashion World
ballkleider Since we talked to you last quarter