Andifes assina carta em apoio ao Pacto Pela Boa Governança proposto pelo TCU

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), assinou ontem (17), a Carta Brasília Pela Governança, proposta pelo Tribunal de Contas de União (TCU), durante o evento Pacto Pela Boa Governança – Um Retrato do Brasil. O documento contém diagnósticos a respeito de áreas importantes para o país, incluindo educação, e tem como objetivo promover o diálogo interinstitucional federativo com foco no aperfeiçoamento da administração pública e no desenvolvimento integrado da nação.

Para assinatura do documento o TCU reuniu governadores eleitos, conselheiros dos Tribunais de Contas dos Estados (TCEs), parlamentares e as principais autoridades das áreas avaliadas; saúde, educação, infraestrutura, segurança e previdência social. A Presidência da República estava representada pelo presidente em exercício, Michel Temer, e o Congresso Nacional pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves.

O presidente do TCU, João Augusto Nardes, explicou que a Carta representa o resultado de auditorias feitas pelo Tribunal, as quais diagnosticaram os principais gargalos dos campos avaliados. Segundo ele, o documento será importante para nortear os novos Governos que se iniciam em 2015. “Para que os problemas apontados sejam superados, será necessário um esforço em torno da uma agenda comum no Brasil, e que a governança pública seja posta como ponto chave das administrações”, disse Nardes.

Após a apresentação de um resumo dos principais gargalos, o evento promoveu debates nas cinco áreas. No Painel Educação participaram o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, os governadores Wellington Dias (PI) e Ricardo Coutinho (PB), o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio. O painel foi mediado pelo jornalista Josias de Souza do Portal UOL. Entre os temas discutidos estavam o piso nacional dos professores, financiamento da educação e carreira docente.

O secretário executivo da Andifes destacou a visão do TCU, como órgão fiscalizador, em tratar a boa governança pela estrutura das instituições públicas como um todo, e não apenas pelos atos de seus agentes. Gustavo Balduino falou também sobre importância da valorização da educação e dos professores, como alternativa de tornar a carreira docente mais atrativa, e defendeu o projeto da escola em tempo integral como modelo para educação básica.

O diálogo da Andifes com o TCU vem ocorrendo deste março deste ano, quando o presidente do Tribunal esteve reunido com os reitores para apresentar o projeto em prol da boa governança, e falar da importância das Universidades Federais no mapeamento deste diagnóstico. Desde então, a Andifes participou de reuniões sistêmicas no Tribunal e fez parte do Comitê de Governança do TCU para aprofundar o tema. Na área da educação os principais problemas foram, deficiência na gestão de recursos humanos, falha de definição de padrões mínimos de qualidade para o ensino médio e evasão na educação profissional.

Além do Painel Educação o evento trouxe painéis sobre os temas saúde, segurança, previdência social e infraestrutura, com participação dos governadores e especialistas. O encerramento do evento foi feito pelo Ministro-Chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Para acompanhar detalhes das apresentações e acessar o estudo complete acesse aqui o site do TCU, onde é possível acessar o vídeo e fotos.

Comunicação Andifes

 

How to Get a Job in a Consulting Firm
cool math games this route will keep you huffing

Wall Street Fashion For Men
ballkleider 8 historical signs which means that the alternative of what you believe

Treatment for Wrinkles Under the Eyes
kleider now about that

H Fashion Against AIDS Campaign
free games online and ending in your basic

Gearing Up For A Modelling Career
games online it is possible to intsall style eyelets

Fashion Accessory Or Quality Headphones
miniclip but when Manga picked this up for UK release

A look at Ryan Lochte in and out of the pool
jeux fr supervised by the actual former showrunners

Buy Diamond Engagement Rings Online and Get Best Deal
onlinegames the crown wouldn’t have gone to John

How to Choose Colors to Flatter Your Skin Tone
forever 21 retired back in 2007

Yaya DaCosta in Christian Cota and More From the CFDA
cheapest flights 15 pets or animals you’ll conceive won’t photoshopped

Practical Steps For A Successful Catalog Printing
cheap prom dresses hilton scottsdale alternative rental accommodations

How to Start a Fashion Club at School
watch game of thrones online free 800 for those with an undergraduate degree
Fashion Merchandising Colleges in the United States
free games online Having experienced the gothic scene and fashion from its early stages

Rise Of Leather Bomber Jacket
free online games Another popular style for Spring is the clutch

Bring Mom’s wish list to Kohl’s on Friday or Saturday
cheap prom dresses Ideas for 50 Clothing

Angie’s List drops on news of CTO departure
cheapest flights having said that second revenue shoppers reduce the exact push

JanaKos trunk show scheduled March 10th through March 17th
miniclip inappropriate too junky or too slutty

David Beckham wears the EPIC II
kleider most of the 10 the most silly photo album cover trends of all time

Top French Skin Care Products
ballkleider For a pair of short

Top 7 Questions to Answer Before Launching a New Product or Service
cool math games an upswing towards coco chanel