UnB – RU melhora infraestrutura de refeitórios

Restaurante Universitário tem novos mobiliários e agora abre aos domingos

Quem voltou a frequentar o Restaurante Universitário da Universidade de Brasília neste 1º semestre letivo de 2015 encontrou uma série de novidades. Além da mudança no visual de alguns refeitórios, outra diferença é que, desde o dia 15 de março, o RU do Campus Darcy Ribeiro passou a funcionar também aos domingos, beneficiando os residentes da Casa do Estudante Universitário.
As primeiras melhorias estruturais foram implantadas nos refeitórios 3 e 4 e no restaurante executivo. Pratos, talheres, mesas, cadeiras e divisórias foram trocados. Investiu-se também na comunicação visual dos refeitórios, com cartazes informativos e de boas-vindas à comunidade acadêmica. A cozinha também ganhou artigos novos.

Essas ações se tornaram possíveis após a alteração no modelo de gestão do restaurante em novembro de 2013. Desde então, operação, manutenção, distribuição e logística das atividades do RU passaram a ser de responsabilidade de uma empresa terceirizada. Já a UnB segue responsável por administrar o restaurante e fiscalizar a empresa.

De acordo com a diretora do Restaurante Universitário, Ygraine Hartmann, as mudanças tiveram resultados positivos até o momento. “Os alunos comentam e fazem elogios. Gostam de ser bem recepcionados e de ter mais conforto. Assim vamos estreitar a relação do RU com os alunos”, afirma Ygraine.

A diretora destaca o cuidado com a alimentação dos estudantes residentes na universidade. “São consumidores diários e temos grande responsabilidade na saúde dessas pessoas. Trabalhamos com nutricionistas e já executamos um projeto de redução do sódio na alimentação. O RU segue todos os pré-requisitos de uma alimentação balanceada”, diz Ygraine.
Ela ressalta, ainda, que o RU pretende obter o selo Alimenta Saúde, concedido pelo Conselho Regional de Nutrição a restaurantes que cumprem com os requisitos de segurança alimentar e nutricionais.
Para Leonardo Machado, doutorando de Zoologia, diversos serviços do restaurante foram aprimorados. “Melhorou a qualidade da comida, a agilidade no atendimento e a higiene”, destaca.
Mariana Costa/UnB Agência

O estudante Anrafel Moreira, do 4º semestre de Ciências Contábeis, é morador da Casa do Estudante e todos os dias, inclusive nos finais de semana, faz as três refeições no Restaurante Universitário. Ele foi outro usuário que aprovou as mudanças. “Antes havia cadeiras quebradas e mesas empenadas. Agora, melhorou tanto a qualidade dos alimentos como a estrutura dos refeitórios”, comenta.
Além do Campus Darcy Ribeiro, há restaurantes universitários na Fazenda Água Limpa e nos campus do Gama e de Ceilândia. De acordo com a diretora, futuramente será instalada uma unidade em Planaltina.
Atualmente, durante a semana, o RU do Campus Darcy Ribeiro serve cerca de mil refeições no café da manhã, 6.400 no almoço e entre 2.300 e 2.500 no jantar. O número é menor nas sextas-feiras e nos finais de semana.

O horário de funcionamento do RU central é das 7h às 9h, no café da manhã; das 11h às 14h30, no almoço; e das 17h às 19h30, no jantar.

Pedro Paulo Ramos – Da Secretaria de Comunicação da UnB