Livro organizado por docentes da UFTM será lançado no SELL

“A Boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade”, publicação organizada por seis professoras da UFTM será lançada nesta quinta-feira, 14, durante o 5º Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM – SELL, na sessão de lançamento de livros e periódicos, às 17h, no Centro Educacional da Universidade.

A prática de formação de professores é tema central das discussões e reflexões do livro, que traz textos resultantes de palestras e conferências do 4º Encontro Nacional das Licenciaturas e do 3º Seminário Nacional do Pibid, sediados pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2013. Também é “um registro do percurso de organização e realização desses dois eventos, tendo, como pano de fundo, questões pertinentes à formação inicial e continuada de professores”.

Como autores, participam pesquisadores, professores universitários e da escola básica. E a “proposta da obra é construir uma dimensão caleidoscópica da identidade do professor na contemporaneidade, visando a uma reflexão, sem simplificação, sobre a boniteza de ensinar, tal como propôs Paulo Freire”, escrevem os organizadores.

Para eles, “a reflexão sobre a boniteza do ato de ensinar e a constituição da identidade do professor na contemporaneidade, considerando a ótica freiriana, trouxe para o livro a necessidade de pôr em discussão as relações entre educação, escola, formação de professores e sociedade”. Assim, “as reflexões foram organizadas de modo a possibilitarem uma compreensão de que o processo educativo – o ensinar e aprender – é um processo de formação humana, de constituição de sujeitos sociais singulares. Estes, sempre inacabados em sua humanidade, se produzem como sujeitos históricos, consumidores e produtores de conhecimento, nas múltiplas relações que desenvolvem nos espaços de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os artigos, produzidos colocam no centro das discussões ações e atividades que focam sempre a formação inicial e continuada do professor da e para a escola básica”, detalham.

Organizadoras
Marinalva Vieira Barbosa
Amanda Regina Gonçalves
Beatriz Gaydeczka
Fernanda Borges de Andrade Dantas
Juliana Bertucci Barbosa
Natalia A. Morato Fernandes

Autores
José Carlos Libâneo, Hélder Eterno da Silveira, Agustina Rosa Echeverría, Danielle de Almeida Menezes, Milena Magalhães, Diogo Michel Veloso Oliveira, Marcel Mano, Marili Peres Junqueira, Josemir Almeida Barros, Dileno Dustan Lucas de Souza, Lucineide Mendes Pires, José Carlos Rothen, Andréia da Cunha Malheiros Santana, Derval Rosa, Acir Mário Karwoski, Marta Sueli de Faria Sforni, Orlando Fernández Aquin, Beatriz de Paula Souza, Lucy Duró Matos Andrade Silva, Éliton Meireles de Moura, Arlindo Jose de Souza Junior, Marinalva Vieira Barbosa, Juliana Bertucci Barbosa, Beatriz Gaydeczka, Geraldo Gonçalves de Lima, Marvile Palis Costa Oliveira, Natalia A. Morato Fernandes, Rodrigo de Freitas Costa, Amanda Regina Gonçalves, Flávio Henrique Dias Saldanha, Janaína Aguiar Mendes Galvão, Elizandra Zeulli, Fernanda Borges de Andrade Dantas e Neide Borges Pedrosa
Editora: Mercado de Letras
Lançamento: 14 de maio, às 17h, no Centro Educacional da UFTM

Ascom UFTM