Andifes e Diretoria-geral da ANP se reúnem para debater projetos de interesse

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), participou no último dia 21, no Rio de Janeiro, de uma reunião com diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), Magda Chambriard. Foi discutido sobre a nova regulação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) e programas que envolvem as Universidades Federais e a Agência.

Participaram do encontro com a diretora-geral o presidente da Andifes, Targino de Araújo, o secretário executivo da Associação, Gustavo Balduino e a superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANP, Tathiany Moreira. No debate sobre a nova regulação, o presidente Targino afirmou que espera que a nova regra técnica crie condições para maior interação entre universidades e empresas de PDI na área de petróleo e gás, servindo de modelo a ser trabalhada com outras agências.

anp

A diretora-geral da ANP afirmou que o texto final da regulação deve ser publicado no diário oficial em breve, e que os esforços da Agência foram para valorizar a interação entre as Universidades Federais e as empresas na busca de inovação, trazendo assim uma visão mais moderna e contemporânea. Magda Chambriad também tratou sobre programas da ANP, como o Programa de Recursos Humanos (PRH) e o Programa de Monitoramento da Qualidade de Combustível (PMQC).

Segundo ela, a previsão orçamentária para este ano é de restrição, mas os programas serão apenas revisados para garantia da sua manutenção. “Nossa política é de não descontinuar nenhum programa, mas adequá-los ao orçamento existente. Estávamos aguardando a publicação do decreto orçamentário para regularizar as bolsas de PRH”, disse Magda Chambriad.

No encontro também ficou acordado que a ANP repassará para Andifes a receita bruta do pré-sal para que a Associação conheça os recursos que serão destinados para a educação. A diretora-geral da Agência aceitou o convite da presidência da Andifes para comparecer a uma próxima reunião do Conselho Pleno dos reitores.