Docentes da UFTM lançam livro na 17ª ISATT

“Aqui a gente faz assim” será lançado em um workshop

Publicação bilingue, em português e inglês, do Núclo Experimental de Cinema da UFTM – NECA, organizado pelos docentes Pedro Caldeira e Ana Paula Bossler, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, e Daneila Franco Carvalho, da UFU, será lançada durante a 17ª Bienal Internacional de Estudo da Associação de Professores e Conferência de Ensino – ISATT, a ser realizada de 13 a 17 de julho, na Universidade de Auckland, em Nova Zelândia.

Segundo Ana Paula Bossler, o livro “Aqui a gente faz assim” a ser lançado em um workshop, no dia 14 julho, durante o ISATT 2015, traz “um passo a passo simplificado para a realização de animações em sala de aula, incluindo apontamentos práticos para professores da Educação Básica”. A publicação chegará às mãos dos professores por meio da realização de eventos e oficinas organizadas pelo NECA com o intuito de levar as animações.

As animações têm sido a principal linha de ação na pesquisa, no ensino e na extensão do Núcleo, e a “ideia é lançar uma coleção, na mesma linha “mão na massa”, destaca Ana Paula. “A coleção “Aqui a gente faz assim” reunirá textos em que docentes descreverão práticas que combinem criatividade, protagonismo e autoria para serem implementados em sala de aula. As animações, por exemplo, permitem que o conhecimento ganhe materialidade a partir da criatividade e valoriza tanto a autoria como o protagonismo dos alunos e professores”, detalha.

E as publicações não param por aí, para breve, estão previstos um livro sobre Produção de Vídeos Educativos e outro sobre Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem, como álbuns de figurinhas, anuncia.
Além do lançamento do livro, a UFTM marca presença na ISATT 2015 com mais três trabalhos: The role of emotion on instructional videos: one contribution to the flipped classroom methodology, Learning, arts and technology: creating animations in teacher educations, e Learning, arts and technology: creating animations in teacher education, de coautoria dos docentes Pedro Caldeira, Martha Prata Linhares e Ana Paula Bossler.

ISATT 2015

Com o tema “Ensinar para amanhã hoje”, a ISATT 2015, de acordo com os organizadores “é inspirado no conceito de ensinar os alunos de hoje em preparação para um futuro que já está aqui”, e que “captura o senso de urgência, emoção e desafio que enfrentamos nos tempos modernos”, a proposta é “compartilhar e discutir abordagens que tenham impacto significativo no engajamento dos alunos na educação desde a infância até ao ensino superior”.

Conhecendo o NECA

O Núcleo tem como objetivo específico “produzir filmes e vídeos com qualidades técnicas e estéticas sobre temáticas variadas que podem apresentar ou não elo explícito com o universo da educação, mas que sobretudo combinem de maneira natural emoção e aprendizagens”. Entre os vários projetos em andamento, o NECA promove as sessões de Cinema ao Luar em Peirópolis e a Exposição Brinquedos Óticos, conta com alunos bolsistas e voluntários que têm trabalhado junto com docentes para produção de vídeos que buscam disponibilizar o conhecimento sem abrir mão do componente do prazer – aprender e divertir-se, aprender sem se entediar, aprender sem ninguém obrigar, relata Paula Bossler.
No momento, “o NECA trabalha uma série com histórias ilustradas em parceria com professores e alunos da Universidade Federal de Uberlânidia – UFU, a produção de um vídeo sobre catapultas, vídeos-poemas e começa a elaboração de um roteiro sobre Peirópolis”, informa.

Rosangela R Cunha
Jornalista – UFTM