Andifes trata pautas de interesse das universidades com CGU

Na tarde dessa segunda-feira (14), o presidente e o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Emmanuel Tourinho (UFPA) e Gustavo Balduino, estiveram em audiência com o ministro e com o secretário de controle interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário e Antônio Carlos Leonel. A pauta foi composta por assuntos de interesse das Universidades Federais junto ao Ministério da Transparência.

Sobre as Portarias da CGU nº 2.737/17 – que disciplina o procedimento de consulta para nomeação, designação, exoneração ou dispensa do titular de unidade de auditoria interna ou auditor interno, e nº 1.089/2018 – que estabelece diretrizes para a criação do programa de integridades, ficou definido que será estruturado um grupo de trabalho para ajustar a interpretação e o cumprimento das regras.

O ministro aceitou convite para participar da reunião do Conselho Pleno da Andifes para demais esclarecimentos diretamente com os reitores. Além disso, a CGU irá somar forças aos termos de cooperação já firmados com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Na reunião do Conselho Pleno de abril, o TCU e a Andifes assinaram um acordo de cooperação, com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências, informações e tecnologias, visando à especialização de recursos humanos e de conhecimento, ao desenvolvimento institucional e da gestão pública, à implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo às atividades de interesse comum.

Na ocasião, o ministro ainda propôs um outro acordo de cooperação entre o TCU e a Andifes, em parceria com outras instituições, para a oferta de um curso gratuito de pós-graduação em Gestão Pública. A proposta foi aceita pela Andifes e a assinatura desse novo termo deve ocorrer até o mês de julho.