Andifes discute Direitos Humanos com Ministra

A ministra Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República participou, dia 26 de outubro, da CVI reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes. A Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria Ivonete também esteve presente.

A ministra disse que a Educação está diretamente ligada aos Direitos Humanos. Ela afirmou que as Universidades devem fazer parcerias com a Secretaria de Recursos Humanos e que é muito importante a contribuição que o Ensino Superior pode oferecer. “Nós acreditamos que com as Universidades podemos construir valores humanos e assim estabelecer uma sociedade civil mais justa e igualitária”, assegurou a ministra.

Maria do Rosário informou que algumas Universidades já desenvolvem projetos com o apoio da Secretaria e que é interessante ampliar estes Estudos.

A ministra falou do compromisso com a educação brasileira. Ela afirmou que o tema Direitos Humanos está presente em quase todos os aspectos da vida pública e por isso é natural a relação com a educação.

Os reitores se mostraram entusiasmados com o tema. O presidente da Andifes, reitor João Luiz Martins (UFOP), disse que o assunto desperta um sentimento positivo e que as IFES têm muito o que ajudar e contribuir: “Temos este compromisso social”, garantiu.

Várias ideias para parcerias foram debatidas. As Universidades Federais em conjunto com a SDH intensificarão estudos sobre o tema, participarão de pesquisas históricas para subsidiar políticas e difundir as violações e lutas pelos Direitos Humanos. A constituição de uma rede universitária envolvendo os núcleos e os grupos que já atuam sobre o tema também foi sugerido.

Para dar consequência às propostas, a Andifes vai constituir um grupo de trabalho em conjunto com a SDH, e também ampliar o convite ao Ministério da Educação, para implementar ações compartilhadas.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República é responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. Criada em 1977 dentro do Ministério da Justiça, foi alçada ao status de ministério em 2003. No ano passado (2010) a Secretaria ganhou o atual nome.

Conheça as competências da Secretaria e mais informações pelo site.