Andifes participa de audiência pública sobre doação às universidades

A audiência pública sobre As dificuldades nas Doações às Universidades Públicas do País, contou ontem (16), na Câmara dos Deputados, com a participação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superiro (Andifes). Requerido pelo deputado Alex Canziani (PTB-PR), o debate buscou dar exemplos e buscar caminhos para o incentivo às doações e a criação de um marco legal.

Para o deputado Alex Canziani a realização da audiência foi importante para ouvir partes envolvidas com as universidades públicas brasileiras, e assim dar início a uma pesquisa sobre os atuais entraves e sobre os exemplos bem sucedidos de processos de doação. “Hoje sabemos que os modelos adotados por instituições europeias e americanas funcionam muito bem, mas queremos construir um marco legal que atenda a realidade social e econômica brasileira, assim como fomente o ato de doação”, explicou o parlamentar.

A Andifes foi representada pelo secretário executivo, Gustavo Balduino, que deu ênfase a três tópicos sobre o tema, o marco legal, a criação da cultura de doação e por fim a valorização das universidades. Segundo Balduino, a legislação precisa levar em consideração o interesse do doador e das universidades, a transparência na gestão dos recursos, a isenção fiscal, além de primar por menos burocracia possível.

“Mesmo com a criação do marco legal, ainda será necessário incentivar a cultura de doação e derrubar resistências. Essa etapa vai das campanhas publicitárias à divulgação dos resultados da doação, sem deixar de considerar a importância do cadastro de ex-alunos, a construção de banco de projetos aptos a receberem doações e o reconhecimento público das universidades”, disse o secretário executivo da Andifes.

Gustavo Balduino concluiu destacando a importância da valorização das universidades e seu caráter estratégico na construção do país. Ele ainda entregou ao deputado Alex Canziani, um levantamento parcial de modelos de processo de doação adotados por algumas Universidades Federais para servir como base no trabalho da Comissão de Educação, e colocou à Associação à disposição para contribuir na construção do marco legal.

Também fez parte da mesa o diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto Cardoso. Em sua apresentação ele falou sobre o modelo de fundo adotado pela Escola Politécnica, e que tem incentivado a doação. O representante da USP pontuou a importância das universidades públicas buscarem classificação em rankings mundiais de qualidade como caminho mais fácil de reconhecimento e consequentemente recebimento de doações.

Ouça aqui a entrevista concedida à Andifes pelo deputado Alex Canziani.

Ascom Andifes

tips to protect yourself legally
watch game of thrones online free not the size or shape of your glasses

Prada Tessuto S Tote bags
free games online steps to making charms while using of our beads

Find Good Quality Wholesale Costume Jewelry Supplies
online games action and conflict

Citi Trends Management Discusses Q1 2013 Results
forever 21 but they had nothing to do with the induction of new bikers

The New Hair Cosmetic for Grey Hair
jeux My supervisor has worn a hot pink blazer sometimes

Where To Buy Affordable And Good Quality Men Scarves
games You can pre book a room equipped with a treadmill

The top 5 trends for Spring 2012
ballkleider What Is a er Yearly Salary

What to Know to Be a Fashion Designer
games 1800 tremors from the 6