Andifes participa de Seminário da ABMES

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) participou no dia 31 de maio do Seminário realizado pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES). O tema do encontro foi a “Expansão estratégica da educação superior brasileira: ação conjunta das entidades representativas dos setores público e particular”. O evento foi na própria sede da Associação.

O presidente da ABMES, Gabriel Rodrigues, disse que é preciso um esforço conjunto das Instituições de Ensino Superior para melhorar a educação do país. Ele falou da necessidade que há em aumentar a escolaridade do povo brasileiro: “Se quisermos melhorar a qualidade do ensino da população é preciso que também aumentemos a sua renda per capita”, afirmou o presidente.

O secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino, mostrou dados que comprovam que o maior desafio da Educação hoje não está no Ensino Superior e sim nos níveis anteriores. Segundo o Censo 2010 (IBGE) no Ensino Superior público há 393.882 vagas oferecidas. Neste nível, embora existam 2.589.097 alunos inscritos, apenas 354.331 ingressam. Sobram 39.551 vagas.
No Ensino Privado há 3.634.333 alunos inscritos, 2.770.797 vagas oferecidas e apenas 1.157.057 ingressos. Sobram então 1.613.074 vagas.

Confira a apresentação do secretário Balduino.

O secretário de Educação de Ensino Superior, Luiz Cláudio Costa, falou que existe uma complementaridade entre o Ensino Superior público e privado. “Nós podemos e devemos trabalhar juntos. Só assim conseguiremos alcançar as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação”. O secretário informou que as notas técnicas que mostram a divisão onde serão aplicados os 7% do PIB o qual o PNE propõe em cada meta está no site do MEC: www.mec.gov.br.

Estiveram presentes ainda o ex-presidente da ABMES, Édson Franco; presidente da Abruc, Vilmar Tomé; diretor presidente da CM consultoria, Carlos Monteiro.