Campus de Parnaíba ganha novos espaços para projetos de Aquicultura

Galpão inaugurado no Centro de Aquicultura no Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba

Projetos voltados para o desenvolvimento sustentável, elaboração de novas tecnologias destinadas para a pesca, procura por novas patentes para a pesquisa do Estado e inserção da comunidade local. Essas foram algumas das ações desenvolvidas pelo Campus Ministro Reis Velloso (CMRV), em Parnaíba, e apresentadas ao Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, no último final de semana.

Terreno cedido por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) à UFPI

Na oportunidade, foi apresentada uma propriedade que será cedida pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para a UFPI, no município de Cajueiro da Praia-PI. O espaço será usado para a capacitação de produtores rurais da região com contribuições de pesquisas voltadas a agroecologia da UFPI, entre outras funções.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Segundo o Professor José Arimatéia, a cessão da propriedade e a inauguração do Galpão representam um passo importante para ampliar o crescimento da Universidade. “A nossa Instituição ganha em melhorar sua capacidade na geração de pesquisas e prestação de serviços à comunidade. A propriedade que será cedida à Universidade será utilizada na instalação de um centro de qualificação profissional. Oportunidade essa que leva a UFPI para além dos seus muros, chegando aqui na cidade de Cajueiro da Praia”, destacou.

Diretor do Campus de Parnaíba, Prof. Dr. Alex Marinho

A instalação do centro de capacitação em Cajueiro da Praia vai proporcionar aos trabalhadores rurais uma qualificação direcionada à agricultura e pesca sustentável. “Nós pretendemos montar uma escola com cursos direcionadas as áreas específicas, como por exemplo, Biologia, Engenharia de Pesca, entre outros cursos afins. É válido ressaltar que o centro não será apenas destinado aos alunos do Campus de Parnaíba, mas também aos estudantes dos outros quatro câmpus da UFPI”, frisou o Diretor do Campus de Parnaíba, Prof. Dr. Alex Marinho.

Prof. Josenildo de Souza

Durante a visita, foi inaugurado o Galpão de Hipofização Artificial de Espécies da Aquicultura, no Centro de Aquicultura do Campus. Inicialmente, o Galpão vai possibilitar o tratamento de animais com enfermidades, posteriormente seu uso será potencializado. “Dentro do novo galpão acontecerá o desenvolvimento de aulas práticas, seja para os nossos alunos, seja para os piscicultores e aquicultores da região. Nós também vemos a oportunidade de fazer a propagação artificial de espécies, reprodução animal de um modo geral”, explicou o Professor Josenildo de Souza.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí