CEFET-MG Ação de extensão ajuda a modelar negócios inovadores e de impacto socioambiental

Ideias e projetos são desenvolvidos em duas semanas com base em princípios ágeis

Projetos desenvolvidos pelo CEFET-MG estão participando da ação de extensão “Engrena Impacto!”, que tem a proposta de aplicação da metodologia Value Proposition Sprint (VPS), com o objetivo de reunir demandas de negócios de impacto inovadores e organizações que não conseguem manter projetos próprios de inovação aberta. Ao todo, foram selecionados sete projetos de Belo Horizonte e Varginha, formados por alunos, técnicos administrativos e professores da Instituição e comunidade externa.

O “Engrena Impacto!” é uma ação do projeto de extensão “Modelos e ferramentas aplicados ao processo decisório do empreendedor inovador”, que integra o Programa Engrena CEFET-MG. O projeto, aprovado no Edital 21/2020, é realizado sob a coordenação do professor Daniel Lopes, com o apoio da Nascente Incubadora de Negócios de Impacto de Base Tecnológica do CEFET-MG e da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC).

A ideia é contribuir para maior aproximação entre instituições que compõem a chamada hélice tríplice, com ênfase na relação entre empresas e o CEFET-MG como Instituição de ensino, pesquisa e extensão.

Os participantes foram selecionados na “Sondagem Engrena Impacto!”, que identificou no final de 2020 ideias e projetos com potencial de inovação e de impacto socioambiental. Cada participante está sendo estimulado a desenvolver o seu negócio, melhorando sua percepção sobre clientes potenciais e avançando até a quantificação do valor gerado. Isso em um curto espaço de tempo, em sessões conduzidas pela professora Renata Barcelos. Os encontros on-line aconteceram de 11 a 22 de janeiro.

De acordo com o coordenador da ação de extensão, professor Daniel Lopes, “tivemos a grata surpresa de encontrar ideias e projetos com perfil variado, mas com potencial e vontade dos participantes para avançar num curto espaço de tempo durante os worskshops, mesmo durante a situação de pandemia em que nos encontramos”.

Os projetos envolvidos são “Modelagem para setor portuário”, “Engajamento dos associados com a Câmara Portuguesa de Minas Gerais”, “Laboratório de Internet das Coisas”, “Pipetador automático”, “Esgotamento sanitário”, “Diagnóstico energético” e “Solução para estacionamentos públicos e privados”.

Para o professor Joel dos Santos , é uma oportunidade de aprendizagem. “É a percepção de como transformar ‘uma ideia em um produto’. Graças ao trabalho e esforço de uma equipe experiente e motivadora, estamos conhecendo e adotando metodologias ágeis que aumentam a velocidade de entrega de nossos projetos. A Iinstituição só tem a ganhar com iniciativas como esta”, afirma Joel.

Engrena, com edição da Coordenação de Jornalismo e Conteúdo – SECOM/CEFET-MG