CEFET-MG avança em acordo de dupla diplomação

Integrantes da Diretoria Geral e representantes dos cursos de graduação do CEFET-MG receberam, nessa terça-feira (13), os vice-presidentes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, para dar continuidade às ações que garantam dupla diplomação aos estudantes em mobilidade acadêmica nas duas Instituições.

O diretor-geral, professor Flávio Santos, destacou que essa cooperação integra o sucesso das ações de internacionalização já desenvolvidas no CEFET-MG. Flávio relatou que o IPB impressiona pela estrutura laboral, pelo número de pesquisadores e pela robustez dos grupos de pesquisa, com alta produção científica focada num modelo transversal de conhecimento.

O vice-presidente do IPB, Luiz Pais, explica que o Instituto se destaca em Portugal pela internacionalização, já que é reconhecido por receber o maior número de estrangeiros no País, e pela qualificação do corpo docente, com 81% de professores doutores. “Essa cooperação é muito maior do que a dupla diplomação, já que o projeto tem como objetivo também quebrar barreiras da produção acadêmica e de pesquisa entre os dois países”, avaliou.

As parcerias do IPB para a dupla diplomação no Brasil começaram há quatro anos com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e há dois, com o CEFET-RJ. Essa foi a primeira visita de representantes do IPB ao CEFET-MG. O vice-presidente, Albano Alves, destacou a importância dos contatos presenciais entre os membros das Instituições, para a construção de laços e parcerias fortes.

No encontro, os diretores de Graduação, professor Moacir França, e de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Conrado Rodrigues, apresentaram os cursos do CEFET-MG, dados referentes aos alunos e à pesquisa desenvolvida, além de identificar as aproximações entre os cursos ofertados no Brasil e em Portugal. Após as explanações, os participantes puderam tirar dúvidas e esclarecer pontos que vão contribuir para a clareza e a efetividade da parceria. Em dezembro, uma comitiva do CEFET-MG visitará o IPB para a assinatura do termo de cooperação.

O processo de dupla diplomação permite o reconhecimento de disciplinas e a validação de conteúdos curriculares das Instituições em cooperação, de forma a garantir ao estudante em mobilidade acadêmica internacional a obtenção de diploma reconhecido por ambas as Instituições na graduação e na pós-graduação.