CGU e UFRR realizam debate sobre o dia internacional contra a corrupção

A Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), promove no dia 4 de dezembro o Debate Acadêmico/Mesa Redonda sobre o Dia Internacional contra a Corrupção. O evento ocorrerá às 18h30, no auditório Alexandre Borges.

O principal objetivo do evento é celebrar e dar visibilidade ao dia internacional contra a corrupção, visando desenvolver um aguçado censo crítico na população e no cenário sociopolítico brasileiro, principalmente no roraimense. Para que haja de fato, o enfrentamento da corrupção.

Segundo a professora do curso de contabilidade da UFRR, Verzulina dos Santos, o debate é de grande importância para a comunidade acadêmica e para todos os eleitores de Roraima.

“O evento discutirá sobre o combate a corrupção, trazendo questões importantes, como o uso de dinheiro público, o fortalecimento da gestão pública, o que a população tem a ver com a corrupção durante as campanhas, entre outros temas que podem levar conhecimento e fortalecer a cidadania no município, tratando os recursos públicos com ética e tendo como consequência seria um desenvolvimento local integrado”, disse.

A mesa terá como debatedores o representante do Ministério Público Federal, Robson Guimarães e o coordenador do Núcleo de Ação e Prevenção da CGU, Celso Duarte. E como mediador do debate, teremos o professor de contabilidade da UFRR, Paulo Afonso.

O evento é aberto ao público e a comunidade acadêmica em geral. São 200 vagas disponíveis para o evento. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 no site da UFRR (http://eventos.ufrr.br/splinter/). Os certificados de 4 horas serão disponibilizados pela CGU no dia do evento.

O Dia Internacional contra a Corrupção – A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México. A ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo.

Em referência a essa data, o 9 de dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção de Mérida. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União (CGU) que acompanha a implementação da Convenção e de outros compromissos internacionais assumidos pelo País, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção.

Em 2015, em comemoração à data, a Controladoria em parceria com instituições brasileiras, irá realizar eventos, em todo o país, para apresentar as principais ações desenvolvidas para o combate à corrupção, bem como os resultados alcançados na área no último ano.

ASCOM – Universidade Federal de Roraima