COGRAD realiza reunião na Andifes e recebe representante do MEC

O Colégio de Pró-reitores de Graduação das IFES (COGRAD), realizou nos dias 20 e 21, a XXXII Reunião do Colégio, na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), em Brasília.

Durante a reunião foram tratados temas como: Base Comum Curricular Nacional, Diretrizes Nacionais para formação, regulação e os desdobramentos da portaria nº 40, que trata do e-MEC. Durante o evento também houve apresentação e trocas de experiências a respeito das ações afirmativas dentro das Universidades Federais.

IMG_8692

Na ocasião, a Universidade Federal de São Carlos (USFCar) descreveu algumas das ações de sua coordenadoria de ações afirmativas e outras políticas de equidade, e apresentou a recente criação da Secretaria de Ações Afirmativas, Equidade e Diversidade. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) teve foco a análise das políticas de permanência destas ações afirmativas.

 

IMG_8729

 

Na reunião do COGRAD também houve a presença da Secretaria de Educação Superior do MEC (SEsu/MEC), com a participação do coordenador geral de relação estudantil, Vicente de Paula. Foram discutidas as normas do Programa de Educação Tutorial (PET), quando colocado por Vicente de Paula a importância do cumprimento das periodicidades de avaliação e renovação. Os pró-reitores concordaram com a posição do MEC, e apontaram para a importância do planejamento destas ações. O COGRAD reafirmou sua disponibilidade para ampliar a discussão sobre o tema.

Matheus Schein – Estagiário Ascom Andifes