Comunicadores das Universidades Federais participam de encontro na Andifes

Coordenadores de comunicação das Universidades Federais participaram nos últimos dias 8 e 9, em Brasília, do 7º Encontro de Assessorias de Comunicação das Universidades Federais, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A sétima edição reuniu setenta e três participantes, de quarenta e nove universidades. Ao total foram apresentadas dez mesas de debates com a colaboração de dezessete palestrantes.

O primeiro dia de encontro debateu sobre Divulgação Científica com a palestra do consultor em comunicação pública de conteúdos complexos, André Kauric, e com a participação da editora do Ciência Hoje Online, Carla Almeida. O assunto foi explorado tanto sob a ótica do processo teórico de divulgação dos conteúdos produzidos nas academias, quanto sob a visão dos caminhos que as assessorias precisam adotar para que a notícia científica se torne pauta para a mídia especializada.

Estratégia de Relacionamento com a Imprensa foi o tema trazido pela jornalista Priscilla Borges, especialista em educação do portal IG, que dividiu o debate com o assessor de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jean Souza. Ambos apresentaram suas experiências em lados opostos do processo de comunicação entre assessoria e a grande imprensa.

A última mesa do dia 8 foi conduzida pela jornalista e consultora Silvana Ribeiro. Ela falou sobre Assessoria de Comunicação e a nova Lei de Acesso à Informação, um tema novo que chamou atenção pela necessidade de adequações ao trabalho das assessorias no que diz respeito ao comprimento da lei, controle da informação e preparação dos jornalistas e gestores na relação com a imprensa e com o público em geral.

No segundo dia de atividades, o relações públicas e chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Marco Delgado, trouxe para os assessores dicas de como realizar com eficiência eventos públicos dentro e fora das Universidades Federais, e para públicos específicos. O tema Uso e Mensuração das Redes Sociais foi abordado pelo jornalista Fernando Braga, subeditor do CorreioWeb, que fez uma análise das posições que precisam ser adotadas pelos assessores na hora de fazer divulgação no Twitter e Facebook.

A mesa sobre Gerenciamento de Crise contou com a participação da diretoria executiva da Andifes, conduzida pelo presidente Carlos Maneschy. A palestra foi apresentada pelo jornalista e professor da UnB, Hélio Doyle, que trouxe um pouco da sua experiência profissional com visão ampla sobre o tema e seus desdobramentos. O exemplo mais atual de gerenciamento de crise foi apresentado pela jornalista Elisângela Mortari, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que mostrou as estratégias utilizadas para lidar com a mídia e toda comunidade acadêmica durante a tragédia na Boate Kiss que vitimou mais de cem estudantes da UFSM. Elisângela explicou que três meses depois do fato o processo de gerenciamento de crise ainda é ativo dentro da universidade e tratado com um planejamento estratégico.

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima, foi o palestrante da mesa sobre Panorama e Perspectiva do Ensino Superiro no Brasil. Na apresentação do ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ex-presidente da Andifes, ele mostrou os indicadores que ilustram a realidade educacional brasileira.

Os números apontaram a conexão entre diversas etapas desde a pré-escola a pós-graduação, identificando os gargalos que justificam a evasão no ensino médio, o não preenchimento de vagas no ensino superiro e as desigualdades regionais da educação do país. Segundo José Fernandes, conhecer a educação brasileira é fundamental para que os assessores de comunicação das Universidades Federais possam cumprir o seu papel estratégico em suas atividades.

Promoção Institucional foi o tema trazido pela publicitária Fernanda Ottoni, que falou sobre sua experiência à frente da Embrapa e quais as posturas no processo de comunicação que precisam ser valorizados para o reconhecimento das instituições diante da sociedade. Sobre o mesmo tema a coordenadora de comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Valéria Raimundo, apresentou a reestruturação da comunicação na universidade e quais os projetos para promoção das atividades desenvolvidas.

As assessorias das universidades também tiveram a oportunidade de falar sobre as experiências individuais e compartilhar projetos. Entre as participantes da mesa específica estavam a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidades Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

A comunicação da Andifes foi o último tema abordado com a discussão de ideias sobre o aperfeiçoamento do processo de comunicação da Associação. Foi analisado também como a participação dos assessores pode ser intensificada, bem como se tratou da organização das assessorias para tornar a troca de experiências mais frequente. Foi apresentada a ideia da realização do encontro duas vezes por ano, assim como foi apresentado o Fórum virtual de assessores de comunicação das universidades, que funciona dentro do site da Andifes.

Os materiais apresentados pelos palestrantes podem ser acessados aqui.

Ascom Andifes

A Woman’s Guide to Having A Wearable Wardrobe
watch game of thrones online free just hot swap and go

Super Skin Firming Detox Body Wrap
online games If it were a baseball card

Watch Hellcats Season 1 Episode 9
cheap wedding dresses It’s a take on Elvis Presley’s infamous go to snack

5 Must Have Shoe Styles for the Spring
cheapest flights her motivation to get pregnant now

Valueable Nike basketball shoes recall great moment of NBA memory
forever21 Casual chic is a combination of casual and fashionable dress

Star launches iPhone app to discover New York City during Fashion Week
miniclip celebrity parents talk inside their little ones going as well as eating

Guide to Buying Rings with Sapphires
kleider My Favorite Korean Clothing Style

Pope John Paul 2 And Pope Benedict XVI
ballkleider While not as busy as the first show