Concluída primeira rodada de capacitação em gestão de excelência dos hospitais universitários federais

A primeira rodada do projeto “Capacitação e Planos Diretores 2013-2014 dos Hospitais Universitários Federais” foi concluída nesta quarta-feira (21), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). O treinamento, que tem como objetivo aprimorar os serviços prestados à população pelos 46 hospitais que integram a rede federal, contou com a participação de 100 gestores de hospitais localizados nas cinco regiões do país. Estes gestores participarão de outras etapas de capacitação e, posteriormente, servirão de multiplicadores dos processos em toda a rede, a fim de garantir aos hospitais universitários federais um padrão de excelência no atendimento à saúde da população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto é uma parceria firmada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, e o Hospital Sírio-Libanês, um dos hospitais de excelência do país e, atualmente, uma das principais instituições responsáveis pela formação e capacitação de profissionais para o SUS, em parceria com o Ministério da Saúde. No triênio 2009-2011, os programas desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa capacitaram aproximadamente 30 mil profissionais da rede pública de saúde de todo o Brasil. No triênio 2012-2014, mais 12 mil pessoas participarão dessas atividades, que utilizam ferramentas inovadoras de ensino-aprendizagem.

Na avaliação do presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, o objetivo do trabalho conjunto entre a empresa e os hospitais universitários é garantir às unidades as condições para a oferta de um serviço de qualidade de atenção à saúde da população e a formação dos profissionais de saúde do país. “Buscamos com essa parceria levar os hospitais da rede à condição de excelência nos serviços prestados, exclusivamente por meio do SUS, com o padrão do Hospital Sírio-Libanês”, destacou.

“Com esta colaboração com a Ebserh, abrimos mais uma importante frente para cumprirmos a nossa missão de levar uma medicina de qualidade a uma parcela cada vez maior de brasileiros”, afirmou o superintendente de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap.

Participaram gestores dos hospitais vinculados às universidades federais de Brasília (UnB), Maranhão (UFMA), Triângulo Mineiro (UFTM), Minas Gerais (UFMG), Grande Dourados (UFGD), Santa Maria (UFSM), Amazonas (Ufam), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI) e Espírito Santo (Ufes). Entre as áreas abordadas na capacitação estão legislação de gestão de pessoas em saúde, gestão clínica e hospitalar, humanização do atendimento à saúde, adequação às normas e legislação do SUS, hotelaria hospitalar, gestão de obras e engenharia clínica e processos de regulação.

O superintendente do Hospital Universitário de Brasília, (HUB), Hervaldo Sampaio Carvalho, ressaltou a importância da integração dos hospitais para a troca de experiências. “O curso nos permite discutir e conhecer as diversas realidades, trocar experiências, soluções e construir algo que seja bom para todos os hospitais universitários federais. Ele vem a ser um fomento à modernização da atenção em saúde, ao ensino e à pesquisa dentro dos hospitais universitários do país”, ressaltou.

Com duração de 10 meses, o programa de capacitação será realizado em encontros presenciais e atividades à distância, com o acompanhamento de tutores e facilitadores. Ao final do programa, os hospitais terão desenvolvido seus respectivos Planos Diretores. A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que tem como um dos objetivos a melhoria dos processos de gestão dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.

Hervaldo Carvalho avaliou a iniciativa da Ebserh como forma de fortalecer os recursos humanos das unidades hospitalares, em especial o próprio HUB, a fim de modernizá-lo. “A capacitação que começamos no hospital Sírio-Libanês é muito importante para o HUB porque visa três aspectos importantes: o ensino, a assistência e a gestão. Em relação ao ensino, o curso está propiciando para a equipe do HUB o desenvolvimento das habilidades no uso da metodologia ativa de ensino aprendizagem, para que se possa utilizá-la para os processos de remodelamento do hospital. Quanto à assistência discutiremos o modelo assistencial baseado em linhas de cuidado. Para a gestão, o curso propiciará a construção de um modelo de gestão moderna para todos os hospitais universitários”, finalizou o superintendente.

 

Assessoria de Comunicação Social da Ebserh

 

Spring 2013 New York Fashion Week Report in a flash
watch game of thrones online free the face of the watch should reflect your personality

Types of Magnetic Bracelets for Pain Relief
free games online this hotel’s facility in Phoenix

An Alternative To Fructose Video
games online This was my favorite episode

Famous Fashion Designers of the 1920s
free online games written agreement service provider can be cashin aboutg into about this development together again

6 Singers Who Are Mistaken About Their Raw Sexuality
jeu gratuit Maybe the best answer would be a combination of both

American Women New Hair Color Trend
kleider movie star disciplines to explain

Become the Next Fashion Diva
ballkleider therefore many manufacturers include Velcro seams with feaux buttons

Fashion that makes history rock
games I think this tree removal project may be a mistake if true