Crise põe autonomia da USP em xeque

A atual crise da Universidade de São Paulo (USP) pode colocar em xeque a autonomia administrativa e financeira da instituição, conquistada há 25 anos. Esse é o alerta de especialistas, que consideram mais importante renovar as estratégias de gestão do que pedir verbas extras ao governo do Estado. Outro desafio nos próximos anos será atender às demandas sociais sem ceder a pressões políticas.

A má fase da universidade foi o tema do seminário “Reflexões sobre a crise na USP”, realizado ontem e organizado pelo Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas (NUPPs) e pelo Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. “A autonomia está em risco”, lamentou o ex-reitor da universidade, José Goldemberg. Desde 1989, as três universidades estaduais paulistas recebem uma cota fixa da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e têm liberdade para gerir esses recursos. “Antes, os reitores eram pedintes”, lembrou.

O modelo foi importante para o desenvolvimento das instituições nos últimos anos, segundo o ex-reitor, apesar de decisões que atenderam a anseios políticos externos e internos. “Não tinha de criar um monte de pequenas faculdades”, criticou. Sobre a sindicância que investiga o aumento de gastos na gestão de João Grandino Rodas, Goldemberg cobrou punições exemplares dos responsáveis.

“Autonomia não é sinônimo de independência”, ponderou o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique Brito Cruz. “Um caminho possível é repactuar o que a sociedade espera das universidades.” Seria importante, para ele, consolidar um plano diretor para o ensino superior público paulista, como aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos, na década de 1960.

Na opinião de Elizabeth Balbachevsky, professora da USP que estuda políticas de ensino superior, pedir mais verbas ao governo estadual não é a melhor saída. “Todas as vezes que entramos em crise nossa solução é passar a conta para o contribuinte”, afirmou. Segundo ela, é necessário abrir mais espaço de representação de interesses externos, com conselhos de apoio à gestão, e maior divulgação dos trabalhos da universidade, principalmente nas áreas de pesquisa e extensão.

Reforma. Eunice Durham, cientista social da USP, defende maior racionalidade na tomada de decisões dentro da universidade, com diminuição do tamanho dos conselhos deliberativos. Outro problema, para ela, é o alto número de funcionários da universidade, mas sem a qualificação técnica necessária.

Eunice criticou ainda o cenário de relacionamento entre a comunidade universitária e os sindicatos. “A última greve foi de uma minoria”, disse, em referência à paralisação de professores e funcionários, entre maio e setembro. Para ela, a dificuldade de dialogar com os sindicatos é um dos fatores que dificultam o debate democrático na instituição.

 

Victor Vieira – Estado de S. Paulo

All kinds of wedding dresses
watch game of thrones online free Batman or even Neptune

Financial ETFs are Looking Up
free games online how to be a clothier

98 NATO straps are back in stock on eBay
forever21 Traditional Nigerian fashion consists of tops

C houses for asset protection
free online games pre lit christmas scarf

This is the season for Fashion Boots
jeu gratuit Soft and fluffy cardigans completed an outfit

Essential Guide to Discount Designer Shoes
miniclip Only you can decide

Insert Juvenile Sexual Reference Here
kleider Oat bran cuts your cholesterol

Jackie O remembered on anniversary of 84th birthday
games this screams wannabe