Dilma diz que governo precisa se esforçar para melhorar ensino médio

A presidente Dilma Rousseff comentou nesta segunda-feira os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e disse que o governo tem “um grande esforço a fazer” para qualificar o ensino médio. O Ideb é um indicador que avalia a qualidade da educação básica no país.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação na última terça-feira (14), o ensino médio estagnou no país. A nota, que vai de zero a dez, considera o desempenho em português e matemática e também a taxa de aprovação dos estudantes (quantos passaram de ano). De acordo com o MEC, o índice estagnou em 3,4 no ensino médio público, o mesmo indicador de 2009, ainda que dentro da meta de 2011.

“Temos um grande esforço a fazer no ensino médio. Por isso, a educação em tempo integral é tão importante, principalmente quando, junto com ela, vem a melhora dos currículos que nós estamos fazendo no ensino médio. Várias ações, como o Programa Ensino Fundamental Mais Educação, estão ajudando a melhorar a qualidade da educação no nosso país. A escola pública pode, sim, ser uma boa escola e esta vitória também é dos nossos professores”, afirmou a presidente em seu programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”.

O governo federal pretende mudar a grade curricular do ensino médio público e diminuir o número de disciplinas na grade das escolas.

Ainda durante o programa, Dilma destacou a nota 5 alcançada no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental –e que superou em 0,1 a nota prevista para 2013 (4,9)– e a nota 4,1 para os anos finais.

EDUCAÇÃO INTEGRAL

A presidente também falou sobre os investimentos do governo federal para estimular a educação em tempo integral no país. De acordo com a presidente, o programa Ensino Integral Mais Educação possui hoje 18 mil escolas que atendem crianças do Bolsa Família com educação em tempo integral. O número é mais que o triplo registrado no ano passado: 5.300 escolas. Ao todo no país, 32 mil escolas públicas oferecem ensino integral.

“Se você considerar que hoje nós temos 32 mil escolas públicas com ensino integral em todo o país, essas 18 mil escolas, com maioria de alunos do Bolsa Família, significam mais da metade de todas as escolas públicas com tempo integral. É uma conquista. A nossa prioridade é levar a educação integral para as famílias e as regiões mais pobres”, disse a presidente.

Na avaliação de Dilma, a educação em tempo integral contribuirá para o desenvolvimento do país.

“Todo país que se desenvolveu, que saiu da condição de país pobre e que se mantém na condição de país desenvolvido, apostou na educação em tempo integral para todas as crianças. É isso que estamos fazendo com o Programa de Ensino Integral Mais Educação. O nosso objetivo é ampliar o tempo de estudo da criança e do jovem na escola, com maior acompanhamento dos professores. E, assim, ao mesmo tempo, estamos assegurando acesso à alimentação de qualidade e ao esporte”, avaliou.

 

Fashion Shows Celebrity Style For Women
free games online Two Out of Three Ain’t Bad

apparently i dress like an awkward teenager M22
online games Nice to read he looking at the Wolfman

If ‘Django’ Was 10 Times Shorter and 100 Times More Honest
mermaid wedding dresses Choose Color that Complements most of your Outfit

What are the Important Considerations before Launching Your Fashion Brand Online
forever 21 Cut two pieces of the elastic jewelry thread

A sneak peak into fall fashion 2012
onlinegames and there is elevator service to the upper floors

Bankruptcy credit counseling gets you clear on bankruptcy issues
jeu gratuit I just wanted to leave you a quick note and say

How to Design a Full
miniclip We have unemployment

5 classic items every woman should own
games The Art Institute of Pittsburgh online division