Docente da Unir publica artigo sobre universitários, habilidades sociais e sofrimento psicológico

O professor doutor Fabio Biasotto Feitosa, do Departamento de Psicologia da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), teve o artigo intitulado “Habilidades sociais e sofrimento psicológico” publicado na revista Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro).

O artigo é derivado de uma longa e ampla pesquisa feita com mais de mil universitários do Estado de Rondônia, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e apresenta resultados importantes para a prática psicológica na área da saúde – em geral -, e para a atenção à saúde do universitário – em particular.

Os resultados mostraram que, quanto menos habilidades sociais os estudantes apresentavam, maior foi a intensidade de sofrimento psicológico percebido por eles. Da mesma forma, quanto maior o seu sofrimento psicológico, menos habilidades sociais tendiam a usar no dia a dia.

“Ficou evidente que, quanto maior a desenvoltura social da pessoa e mais frequentemente expressa sentimentos positivos no convívio diário com as outras pessoas, menos chances tem em apresentar sintomas de depressão e baixa autoestima. O achado chama a atenção de psicólogos para a associação existente entre a maneira como a pessoa se relaciona com as outras no dia a dia e a probabilidade de desenvolver problemas psíquicos, bem como a influência destes nas relações interpessoais”, explicou o professor.

As habilidades sociais funcionariam, conforme defendido no artigo, “como um dos fatores de proteção à saúde mental, sendo estratégico promovê-las em trabalhos terapêuticos clínicos e preventivos”, segundo o pesquisador.

O professor Fabio Biasotto Feitosa abordará a temática como conferencista convidado no IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais a ser realizado em Niterói-RJ, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2013. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no endereço http://www.sihs.com.br/.

O artigo pode ser acessado pelo em http://www.psicologia.ufrj.br/abp/.

Ascom UNIR

 

 

Fashion Tips for Hourglass Body Shape
free games online This lengthy post guides you through every step like a novice

Mythical Detective Loki Ragnarok Vol
games online aired Thursday evening on FOX

adding pieces to my new current wardrobe
cheap prom dresses Allocate an equal amount of time for each outfit being modeled

Ideas for Lacing Converse Sneakers
cheap flights we used to be better at

Nautical Sailor Costume Fashion Look
free online games Pocket watches became much less common by the mid 20th century

what did you do today
miniclip football or baseball

KikaPaprika to be featured at Plymouth Green Street Fair
ballkleider her link to remaining human

Francesca’s Quick Fashion Brings Results
cool math games but overall I would highly recommend them if they in your budget