Docente da Univasf lançará livro sobre Paradiplomacia em Salvador

A docente do curso de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Doutoranda em Administração junto ao programa da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA/UFBA), Maria Clotilde Ribeiro, lançará no dia 07 de Junho, em Salvador-BA, o livro “Globalização e Novos Atores: A paradiplomacia das cidades brasileiras”. O evento de lançamento acontecerá no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A obra, que será distribuída pela editora da UFBA (EDUFBA), é dirigida para os cursos de graduação e pós-graduação em relações internacionais, ciências políticas, gestão internacional e áreas afins, bem como para os gestores públicos, em especial do âmbito subnacional.

De acordo com a autora, o livro é decorrente de um estudo feito para o mestrado em administração da UFBA com gestores das prefeituras de todas as regiões e estados do país. “É a primeira obra brasileira que se debruça sobre a questão. Não há, então, nenhum livro sobre a atividade da paradiplomacia nos municípios brasileiros. A obra reflete a pesquisa realizada em cidades de todo o Brasil”, informou a professora. Clotilde explica que a paradiplomacia é uma atividade de diplomacia realizada pelos municípios ou estados, que envolve, por exemplo, cooperação técnica no setor náutico, o que já acontece na capital baiana, e também na área de economia solidária.

A docente disse ainda que a obra terá uma continuação com a abordagem das atividades de cooperação internacional na região do Submédio São Francisco, que terá como base a sua pesquisa de doutorado, identificando atividades que impulsionaram o desenvolvimento regional dos anos 1950 até os dias atuais.