Em bate papo com internautas, Dilma defende cotas raciais nas federais

Em mais uma bate papo por meio de perfil no Facebook, a presidente Dilma Rousseff defendeu as cotas raciais em   instituições de ensino superior e o processo de realização do Enem.

O exame deste ano foi o tema da conversa. Já realizada em outras duas ocasiões, quando Dilma abordou o marco civil da internet e o Pronatec, programa de ensino técnico que será usado como principal bandeira da educação na campanha à reeleição. Assim como nas edições passadas, a troca de mensagens durou cerca de uma hora.

“As cotas raciais integram as ações afirmativas necessárias para que superemos as consequências de 300 anos de escravidão e do racismo dela decorrente”, respondeu Dilma ao ser questionada se as cotas não podem ser consideradas um sinal de racismo. A lei federal prevê a reserva, até 2016, de 50% das vagas nas universidades federais a alunos de escolas públicas.

A presidente elogiou ainda a segurança da prova e os critérios de correção da redação, alvo de polêmica em edições passadas. A partir do ano passado, o Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem) passou a anular redações com inserções indevidas, após divulgação de textos com trecho de hino de futebol e receita de miojo.

“Os corretores das provas de redação recebem um número limitado por dia. Temos tido o cuidado de garantir aos corretores as melhores condições para que eles façam o seu trabalho de forma adequada”, disse a presidente, que também elogiou o esquema de segurança na aplicação da prova.

TOM ELEITORAL

A presidente respondeu bem humorada a pergunta de um internauta que questionou “quem foi que colocou filho de pobre na universidade”. Em forma de enquete, ele sugeriu como respostas “ditadura”, “Collor”, “FHC” e “Lula e Dilma”.

“Essa pergunta de múltipla escolha é muito fácil!!!!!!”, respondeu a presidente, seguida da hashtag #DilmaResponde. Mais tarde, ela ainda enviou uma foto mandando beijo para um internauta que pediu o gesto.

Dilma, no entanto, também foi alvo de críticas sobre educação.

“Mesmo sabendo [o que] a senhora já fez na educação. Inclusive o piso salarial dos professores, mas ainda ganhamos uma miséria, em Pernambuco temos o pior salário. Acho que o investimento agora tem que ser para o professor, precisamos ter mais dignidade”, disse uma internauta.

 

Flávia Foreque – Folha de São Paulo

Earrings Through the Ages From the Renaissance To Modern Times
watch game of thrones online free their right hand could keep working when they checked the time

How to Buy Luxury Watches for Under
free games online you can look more professional

F3 at the Cotton Mill Evening Art Show
vintage wedding dresses and the Metrocentre storewill be stocking the range

Many Different Styles of Aviator Sunglasses To Choose From
cheapest flights He a good guy that managing a situation rather well

The Six Figure Mentors Are Changing Internet Marketing
onlinegames By the time he was done

Courtyard Salt Lake City Sandy
jeux Cambrelle covered inlay sole has the ECCO Comfort Fibre System CFS

Girl With The Dragon Tattoo
kleider we work closely with native artists and garment manufacturers

Working to Become a Fashion Designer Through School Internships
ballkleider Girl Punk Fashions of the it comes to fashion