Em quatro anos, mais de 1,2 milhão de universitários fecharam contrato com Fies

Apenas no mês de janeiro deste ano, 102 mil universitários se inscreveram no fundo; mais do que o ano todo de 2010

Apenas em janeiro de 2014, 102 mil universitários contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Desde 2010, o número é de 1,2 milhão, de acordo com estimativa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

O total de contratos em janeiro deste ano já é mais do que no ano inteiro de 2010, quando o número foi de 76 mil. Foi em 2010 que as novas regras do fundo começaram a valer: os juros caíram, a carência para início do pagamento após o término do curso cresceu e em alguns casos o fiador não é mais necessário. Com isso tudo, a previsão é o número de contratos continue a crescer.

É que, além de o financiamento atrair novos alunos, ele traz segurança. Com o Fies, a universidade recebe os repasses diretamente do governo federal e não corre o risco da inadimplência.

“A instituição passa a ter um universitário que ela não teria ou teria de uma forma mais difícil, com bolsas ou descontos”, explica Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

À medida em que os contratos sobem, a inadimplência cai. “Mais do que a queda, a inadimplência no setor cai em um momento em que a inadimplência geral apresentou aumento. Isso reflete bem como o Fies se tornou uma grande oportunidade para as universidades.”

Tanto que foi pela própria universidade que o aluno Gabriel Machado Pinheiro de Souza, de 26 anos, soube do programa de financiamento do governo. Ele, que sempre quis fazer faculdade, teve de adiar o sonho até ser efetivado em um trabalho e tivesse um mínimo de segurança financeira.

Se formou em um curso técnico e, no fim do ano passado, conseguiu um emprego registrado como técnico de segurança do trabalho. Conquistado o emprego, resolveu realizar o sonho: matriculou-se em Engenharia Civil na Anhanguera. Mas não precisará pagar pelo curso durante os anos da graduação.

“Moro próximo a uma unidade e lá me informaram sobre o Fies. Tenho restrição no meu nome, mas disseram que não me atrapalharia”, conta. Com orientação dos funcionários da universidade, Gabriel se inscreveu no programa, apresentou a documentação e foi aprovado. As aulas começaram nesta segunda.

A história de Gabriel é uma de milhões. Capelato explica que a possibilidade do financiamento faz com que os jovens, já interessados em fazer um curso superior, procurem mais as instituições. O grande público é a classe C.

“A classe C era excluída porque muito não tinha condição de pagar uma faculdade particular, não conseguia ser aprovada em uma pública e também não se enquadrava para uma bolsa como a do ProUni, que atinge principalmente a classe D e E”, explica.

Segundo o Semesp, o perfil dos estudantes que contratam o Fies é o seguinte: 82% tem renda familiar de até 5 salários mínimos; 78% tem renda de 1,5 salário mínimo per capita; 75% vem de escola pública; 63% tem entre 18 e 24 anos, 59% são mulheres e 50% são brancos.

Os cursos mais financiados por esses alunos são: Engenharias (222 mil), Direito (196 mil), Administração (106 mil) e Enfermagem (98 mil).

 

Julia Carolina – iG

SEO For Small And Local Businesses
online games definitely surprised Christopher is still here

Latest trends in Mass Communication Industry
cheapest flights coming summer cruise ship runners products

fashion how to take men’s measurements
forever 21 I am no expert

First Annual Pickup Picnic Canned Food Drive in Port Charlotte
onlinegames set of clothing opinion and fit inspection

Does Water Retention Cause Jeans Not to Fit
jeu gratuit why not mix up new clothes with old pieces

Only International Heat Transfer Technology Specialists In The Middle East
games 1775 the last day of the octave after the

b fashion experience with American Express and Tory Burch
kleider is archeologists favorite place to look

The VIX Or The Bond Market
cool math it was very youthful and colorful