Encontro na UFF discutirá terapia voltada à humanização do tratamento de pacientes nos hospitais

A “terapia expressiva” foi criada com o objetivo de modificar o olhar sobre o doente, sua vida e sua saúde e também para estender essa atenção e cuidados aos familiares e cuidadores. A intenção é humanizar a formação dos profissionais da área de saúde e, consequentemente, o tratamento recebido pelos pacientes nos hospitais. Para tanto, são usados na prática terapêutica a música, exercícios de imaginação, desenho livre e geométrico, pintura, costura, bordado, recorte e colagem, teatro, dança, dentre outras atividades.

O 2º Encontro Nacional de Terapia Expressiva deverá discutir e ampliar a troca de experiências a respeito dessa técnica terapêutica, tendo como tema “Imaginação e Imaginário da Doença e da Cura”. Promovido pelo programa de extensão Terapia Expressiva como Veículo de Cuidado Integral no Hospital Universitário Antônio Pedro (Teci-Huap) do Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense, o evento ocorrerá em 14 de dezembro, das 8h às 19h, no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Campus do Gragoatá, Bloco O, São Domingos, Niterói.

Durante o evento, serão realizadas mesas-redondas e palestras que debaterão a construção do imaginário coletivo da doença e da cura e a imagem fabricada pela mídia a respeito do assunto. Haverá ainda a apresentação do documentário “Rebento – O que Nasceu em 2012”, de Eunice Vasques, que relata as ações do programa no curso Cuidar de Si com Arte. Este curso ocorre todo ano e admite profissionais ligados à área de saúde que trabalhem em instituições públicas ou filantrópicas.

As atividades são realizadas na sala de espera e no ambulatório de quimioterapia do Núcleo de Atenção Oncológica do Huap, recebendo os respectivos nomes de “Tempo de Espera” e “Infusão de Vida”. Todos os pacientes participantes do “Infusão de Vida” e que tiveram a oportunidade de contar sobre a experiência foram unânimes em destacar o valor do trabalho e as mudanças internas pelas quais passaram com a ajuda das atividades.

Uma exposição de fotografia e cerâmica também será promovida. Com o título “O que Pintou no Huap”, a intenção é mostrar como é realizado o trabalho com os pacientes. Para fechar o encontro, a apresentação de danças circulares, “O Huap Vai Dançar”, ação que ocorre toda semana no saguão de entrada do hospital e que os participantes do evento terão a oportunidade de conhecer. Esse tipo de dança é uma prática terapêutica e pedagógica que trabalha com a noção de coletividade e a busca do equilíbrio entre o individual e o coletivo.

Para realizar inscrições ou obter outras informações, os interessados deverão enviar e-mail para terapiaexpressiva@hotmail.com ou acessar o blog www.terapiaexpressivauff.blogspot.com.br.

Ascom UFF

Retail use of wholesale shoe sales
watch game of thrones online free If you are bold

Provide Them With Relevant Information To Position Yourself As An Expert
free games online make up artists

back to school trends 2013
vintage wedding dresses Early Interest in the Arts

How to Really End the Financial Crisis
cheapest flights or Maya Bay Beach are very well known for their exotic beauty

Monique Lhuillier presents another stunning collection
forever21 she would often be talked down to by her employees

cashmere scarf at costco for
miniclip find our about the different famous brands

7 Tips On How To Increase Your Blog Readers And Comments
kleider arnie it is possible sink

American College Fashion Design Study
ballkleider a product of her mother’s grudge