Experiências da FURG na Educação a Distância são compartilhadas em evento internacional

O histórico e as perpectivas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para o uso de novas tecnologias de comunicação e informação na Educação Superior foram objeto de debate no 23º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância (Ciaed). O evento, realizado em Foz do Iguaçu, de segunda (17) a quinta-feira (21), teve como tema a reflexão sobre as “Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação”.

Como parte da programação do evento, o painel “Hibridismo e o uso das tecnologias na Educação Superior” relatou os processos institucionais na FURG e os projetos de integração, atualmente em desenvolvimento, entre o ensino presencial e o a distância – a exemplo da convergência da plataforma Moodle. Além do compartilhamento da atuação da FURG no desenvolvimento de Programas de Educação a Distância, desde 2000, a participação da Universidade constribuiu para a articulação de ações conjuntas entre a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e a Associação Universidade em Rede (Unired), consório universitário composto por 62 Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), responsável, entre outros projetos, pela idealização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A partir do evento, conforme a secretária de Educação a Distância da FURG e presidente da Unirede, Ivete Pinto, está em planejamento, junto com a Abed, a criação de termo de cooperação técnica para a elaboração de ações políticas, eventos e pesquisas voltados à Educação a Distância. “É uma proposta de uma parceria entre a Abed e a Unirede nas ações para o fortalecimento e a expansão da Educação a Distância”, explica.  

Universidade Aberta 

O Sistema UAB, implementado pelo Ministério da Educação (MEC) no contexto de políticas públicas voltadas para a democratização e a interiorização do Ensino Superior, foi acolhido pela FURG em 2007, com a criação do curso de Pedagogia. A Universidade, atualmente, possui mais de mil acadêmicos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação nessa modalidade. Os cursos de Licenciatura em Letras – Português/Espanhol, Ciências, Pedagogia, História e bacharelado em Administração são oferecidos em 16 municípios no Rio Grande do Sul.

Fonte: Ascom FURG