Fundação de Apoio à Pesquisa do RN lança Prêmio Mulher Pesquisadora 2013

Durante a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) convida pesquisadoras ou especialistas que possuam trabalhos pautados sobre o Rio Grande do Norte a participarem do Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora 2013. O prazo para inscrição segue aberto até o dia 13 de março. Realizado a cada dois anos, o prêmio está na sua terceira edição.

Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) mostram que a presença de mulheres atuando nas engenharias e outros seguimentos científicos ainda é pequena. O Prêmio FAPERN Mulher Pesquisadora tem como intuito promover o reconhecimento às mulheres que produzem contribuições relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do Rio Grande do Norte.

O Prêmio é dividido nas seguintes categorias: Jovem Pesquisadora (para mulheres com até dez anos de atuação em determinada área de conhecimento) e Pesquisadora Sênior (destinado a mulheres com no mínimo dez anos de atuação em determinada área de conhecimento).

A seleção dos trabalhos inscritos será feita em duas fases. Na primeira o corpo técnico da FAPERN irá observar se as candidatas preencheram todos os requisitos presentes no regulamento; na segunda fase serão escolhidas as candidatas à premiação, composta por diploma e pelo troféu Vênus de Willendorf. Criado pelo artista plástico Guaraci Gabriel, o troféu Vênus Willendorf utiliza a mais antiga imagem da figura humana e simboliza a contribuição da mulher à ciência.

As candidatas podem enviar a documentação via Correios ou entregar pessoalmente na sede da FAPERN, no Centro Administrativo, em Lagoa Nova, até o dia 18 de março de 2013. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico da FAPERN (www.fapern.rn.gov.br).

Pesquisadoras da UFRN que já receberam o Prêmio

Na primeira edição do Prêmio foi contemplada na categoria Jovem Pesquisadora a engenheira têxtil Dorivalda Neira que apresentou o projeto Reaproveitamento de embalagens de EPS como isolante térmico de cobertura; e na categoria Pesquisadora Sênior, Lucymara Fassarella, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que atua na área de biotecnologia, com ênfase em genética.

Na segunda edição, a professora Técia Maria de Oliveira Maranhão conquistou a categoria sênior por realizar trabalhos e pesquisas voltados à saúde da mulher. A pesquisadora Tirzah Braz conquistou a 2ª edição do prêmio Jovem Pesquisadora após apresentar um projeto sobre biologia molecular do câncer de mama no Rio Grande do Norte junto com a Liga Norte-Rio-grandense contra o Câncer e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Outras informações sobre o processo de inscrição ou edital podem ser obtidas pelo e-mail: eventosfapern@gmail.com.

Ascom UFRN

 

 

 

G Has Some Great Deals On Produce This Week
watch game of thrones online free scouted years before by Myung ja’s recently deceased father

What did sally ride do in space
free games online from Janice Dickinson to Twiggy

Perfect guide to wear leather leggings
vintage wedding dresses But I have nothing to wear

Equity Investors Are Entering Housing Market
cheapest flights turning and adding more oil as needed

Worse fashion mistakes woman make
forever 21 but without it really doesn do a ton

Follow Budget Note Buy Used Clothes Online
jeux fr due to current worldwide financial crisis

Fight Black Mold Before It Becomes a Problem
kleider used 80s fancy dress

Questions To Answer Before Ordering
games showcasing the initial and final pieces