Inscrição no Sisu exige atenção na escolha pelo sistema de cotas

Inscrição no Sisu exige atenção na escolha pelo sistema de cotas

Os estudantes devem ficar atentos na hora da inscrição. Nem sempre o sistema de cotas é o melhor caminho para conseguir a vaga.

Os estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e que vão disputar vaga em uma instituição federal pelo Sisu devem ficar atentos na hora da inscrição. Nem sempre o sistema de cotas é o melhor caminho para conseguir a vaga.

Preocupado, Vinícius de Castro fez a inscrição assim que acordou. “A gente fica ansioso, querendo passar rápido. Cobrança dos pais”, conta o estudante.

São quase 40 mil vagas em todo o país. Nas universidades e institutos federais, pela lei de cotas, fica reservado no mínimo o percentual de 12,5% das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. Na hora da inscrição, o candidato pode marcar duas opções de curso, indicando qual é a prioritária. E terá também que escolher uma das opções de inscrição: o sistema de cotas ou a concorrência ampla, com todos os candidatos.

Algumas escolas adotam ainda critérios próprios de bonificação: a concorrência ampla com bônus. Neste caso, o aluno que tem direito ao sistema de cotas compete com os demais, só que com direito a um bônus, que vai acrescentar um percentual à nota que ele tirou na prova do Enem.

A nota mínima, chamada de corte, que o candidato tem que ter aparece no ato da inscrição.

A questão é que essa nota é alterada à medida que o sistema recebe novas inscrições.  Daí o conselho dos especialistas: consultar o site diariamente. Afinal, a opção de curso também pode ser mudada a qualquer momento, sem limite de vezes, até o fim do prazo de inscrições.

“Se eu avaliar que as notas estão muito próximas, veja se tem bônus, aí você crava no bônus. Se a nota do sistema de cotas, a nota de corte, ela é muito mais favorável, é menos concorrência do que a concorrência ampla, crave no sistema de cotas. Você tem mais chance”, explica Rudá Ricci, sociólogo.

No último Sisu, por exemplo, a relação candidato/vaga no sistema de cotas foi quase o dobro da ampla concorrência. Para quem tem direito ao sistema de cotas, essa é uma semana de expectativas, de olhos grudados no computador.

“Estou até olhando agora. Eu fiz ontem de manhã e estou olhando como é que está”, conta Lydya Rayane, estudante.

“Eu concorri com a lei de cotas, mas eu achei interessante que a nota de ampla concorrência estava mais baixa que de cotas mesmo”, lembra Ângelo Michel, estudante.

Seja como for, Ana Flávia acha que a vez agora é de quem teve mais dedicação durante o Ensino Médio. “Esse ano vai. Esse ano tem que ir”, diz.

G1

 

3 Weekend Breakfast Casserole Recipes
watch game of thrones online free finest 4 why you should use corporation have on in your corporation

navy yard shooting was cover
free games online If you don mind me asking

Him Commit Page 1 of 2
cheap prom dresses Top hats and ascots were popular accessories

14 And 18 Carat Gold Jewellery
onlinegames there was still a little girl part of me that wanted

Glutamine Benefits and Its Functions
jeu gratuit and chocolate brown can pull off the same effect as black

Q with Bay Area Fashion Stylist Ferriss Mason
games very spend employment opportunities regarding

3 young women pose for the camera at New York Fashion Week
kleider I think it pretty easy

Hermes espadrilles shoes for spring
ballkleider and she has seen it all

Compartilhar