FURG – Instituições Públicas discutem perspectivas para a Educação a Distância

Coordenadores de Programas de Educação a Distância reúnem-se na FURG para discutir sobre estratégias para o fortalecimento da modalidade

Representantes de Universidades Públicas e Institutos Federais de Educação Tecnológica, integrantes dos sistemas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Rede e-Tec Brasil, participam na segunda (16) e terça-feira (17), respectivamente, de reuniões, de abrangência nacional, de coordenadores dos dois programas de Educação a Distância. As edições de ambos os encontros, o Fórum Nacional de coordenadores da Rede e-Tec e o Fórum Nacional de coordenadores UAB, acompanham a programação do 14º Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância (Esud) e do 4º Congresso Internacional de Educação a Distância (Ciesud), eventos sediados pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) de 16 a 20 de outubro, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul).

As discussões dos coordenadores do Fórum UAB, do qual a FURG faz parte, e da Rede e-Tec, sistema de Educação Tecnológica integrado pelos Institutos Federais, iniciaram-se na manhã de segunda-feira (16).

Estão na pauta do Fórum UAB, órgão que busca auxiliar o Ministério da Educação (MEC) nas políticas públicas voltadas à Educação Superior, as perspectivas de expansão e gerenciamento do Programa – como as diretrizes no lançamento de edital com a oferta de novas vagas para a Educação a Distância e a regulamentação dos profissionais que atuarão como assistentes à docência nos polos de apoio presencial. Os encontros, organizados nas salas Lagoas e Estuários, no Cidec-Sul, encerram-se na manhã de terça-feira (17). Após, a Instituição segue no debate sobre a Educação a Distância, com o início das atividades do Esud/Ciesud.

Defesa da Educação Pública

No cerimonial de abertura das reuniões dos fóruns de coordenadores, as autoridades chamadas à frente do evento frisaram a importância da interiorização do acesso ao Ensino Superior, como forma de democratização da Educação. Em razão do contexto de dificuldades de expansão e de investimento à Educação Pública, a postura é de resistência e de organização de estratégias coletivas para o enfrentamentos aos desafios à modalidade. “Neste momento político, econômico e social, mais força nos precisamos. O nosso papel social é sair dos muros da academia e atingir essa população que não tem acesso à Universidade em seus municípios”, atesta a secretária de Educação a Distância da FURG e presidente do consórcio UniRede, Ivete Pinto.

Para a chefe de gabinete da FURG, Denise Martinez, o sistema UAB, programa do qual a FURG faz parte desde 2007, proporciona uma mudança de paradigma. Como exemplo do impacto nas comunidades, citou o retorno que a Instituição tem recebido das Prefeituras Municipais, por conta de sua atuação na EAD: a identificação de melhorias significativas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação (Inep/MEC), como resultado das políticas de acesso ao Ensino Superior e de programas de formação continuada no interior do Estado. “Isso mostra [os dados] a importância dessa mudança que estamos passando. Neste momento de ameça à Universidade Pública, a nossa luta é imensa para qualificar e manter a EAD”, avalia.

Da mesma forma, o pró-reitor de graduação da FURG, Renato Dias, reafirmou o caráter de essencialidade dos espaços de articulação entre as instituições, para a reorganização dos processos pedagógicos e de defesa da Educação Pública, em face da atual conjuntura nacional: “Vivemos num processo bastante complexo. Somente unidos poderemos reclamar o posto que merece a Educação Brasileira”, sugeriu. Além das autoridades da FURG, participaram da mesa de abertura a representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Braga; a presidente do Fórum Nacional de coordenadores UAB, Ilka Marcia Serra e a coordenadora geral da Rede e-Tec Brasil, Mariana Barbosa.