Marina Silva discute Cenários do Brasil e papel da Educação Superior em Ciclo de Debates da Andifes

A senadora Marina Silva (PV-AC) participa, nesta quarta-feira (24/03), às 11h, da reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), na sede da entidade, em Brasília. Ela é a palestrante convidada para a 6ª edição do Ciclo de Debates “Cenários do Brasil nos próximos 20 anos e o papel da Educação Superior”, promovido pela Andifes desde agosto de 2009.

O objetivo do Ciclo de Debates é receber autoridades políticas, especialistas, intelectuais para debater temas como cenários econômicos, meio-ambiente, ciências e tecnologia, qualidade da educação e da saúde pública, energia, relações internacionais, entre outros, buscando a interlocução com lideranças de diferentes áreas.

Ciro Gomes, Cristovam Buarque, Henrique Meirelles, Fábio Wanderley de Farias e Paulo Bernardo já participaram do evento. Nomes como Dilma Roussef, José Serra, Aécio Neves, José Sérgio Gabrielli, Marcio Pochmann, também já foram convidados para as próximas edições.

A palestrante
Maria Osmarina Marina Silva é acreana, nascida em Breu Velho, no Seringal Bagaço. Aos 16 anos foi para Rio Branco, quando se alfabetizou. Aos 26 anos formou-se em História pela Universidade Federal do Acre.

Participou das Comunidades Eclesiais de Base, de movimentos de bairro e do movimento dos seringueiros. Em 84 participou da fundação da CUT no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina a vice-coordenadora. Foi ministra do Meio Ambiente do governo Lula, de 2003 a maio de 2008.

Marina tem sua vida contada em duas biografias, lançadas em 2002, uma no Brasil e outra nos Estados Unidos: “Marina Silva”, da coleção Fé e Política da Editora Salesiana; e “Marina Silva – Defendendo as Comunidades da Floresta Tropical no Brasil” (Marina Silva – Defending rainforest communities in Brazil), da coleção Mulheres Mudando o Mundo, da editora The Feminist Press, da Universidade da Cidade de Nova Iorque.

Conselho Pleno
Além da participação da senadora, a reunião do Pleno começa no dia 23 de março, quando os reitores têm audiência no Ministério da Educação (MEC), com o ministro Fernando Haddad e a secretária de Educação Superior Maria Paula Dallari Bucci, para discutir o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No mesmo dia, os dirigentes serão recebidos pela diretora de Desenvolvimento da Rede de Ifes Adriana Weska e pelo subsecretário Paulo Rocha, com quem discutirão o cronograma de concursos para as Ifes, banco de técnicos-administrativos e repasses financeiros às Ifes.