MEC oferece ajuda

Luiz Cláudio Costa (D), do MEC: proteção à “geração do conhecimento”

Na manhã de ontem, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, visitou o câmpus Darcy Ribeiro para conferir a destruição deixada pela chuva no último domingo. Acompanhado do reitor da Universidade de Brasília (UnB), José Geraldo Sousa Junior, o secretário desceu ao subsolo da ala norte do Instituto Central de Ciências (ICC) e viu as salas de aula e os laboratórios ainda sujos pela lama e cobertos pelo entulho arrastado pela correnteza. Assim que os prejuízos forem contabilizados, o MEC garantiu apoio à reconstrução da área afetada pela chuva.

Entre as perdas registradas na tempestade estão paredes, divisórias, equipamentos e mobiliário das salas inundadas. A reitoria da universidade ressaltou, no entanto, que o trabalho de listar os danos está na fase inicial. “O prejuízo é grande, mas não dá para demarcar. A perda material será listada num inventário e ainda não há dados precisos”, afirmou o reitor. Segundo ele, o levantamento deve ficar pronto até o fim da próxima semana.

O MEC não adianta o valor da ajuda que irá ofertar à UnB, pois o montante deve depender do tamanho do prejuízo sofrido. “Vamos trabalhar com o ministro (da Educação) Fernando Haddad assim que tivermos esse valor, para que possamos aportar esse recurso. O que não podemos permitir é que haja prejuízo às atividades acadêmicas da instituição em virtude de um incidente como esse”, assegurou Costa.

O ministério deve contribuir com a reposição dos equipamentos danificados pela água, que inclui ferramentas necessárias para a continuidade do semestre de algumas disciplinas. “Nossa preocupação é salvar também aquilo que é o mais importante na universidade: a geração do conhecimento”, declarou o secretário. (RM)