Mudança abre brecha para investimento de 8% do PIB em educação

O deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), relator do PNE (Plano Nacional de Educação), anunciou nesta terça-feira uma mudança no texto do projeto que, na prática, pode permitir a aplicação de 8% do PIB (Produto Interno Bruto) em educação.

O percentual do PIB a ser aplicado no setor é a maior polêmica na discussão da matéria, em debate no Congresso Nacional desde o final de 2010. Organizações ligadas à área pressionam pela reserva de 10% do PIB –o projeto original encaminhado pelo governo previa 7%.

“Nós estamos fazendo um esforço”, disse Vanhoni após duas horas de discussão na comissão especial criada para debater o PNE. Apesar de reconhecer que o governo tem como limite 7,5%, ele afirma que as negociações com a equipe econômica continuam em aberto. Vários deputados, no entanto, insistem numa maior reserva do PIB para a área.

“Nenhum governo se torna irresponsável por investir mais em educação. O Brasil é capaz [de investir 10%]. (…) É possível, é viável, é necessário ter 10% do PIB para educação”, afirmou o deputado federal Ivan Valente (PSOL).

O relator sugeriu ainda mudanças em outras duas metas do Plano Nacional de Educação –uma delas ajusta o texto referente à educação especial e outra trata do plano de carreira dos professores da educação básica e superior.

 
VOTAÇÃO

Prevista para finalizar ainda nesta terça-feira, a votação do PNE foi prorrogada mais uma vez –a discussão começou com pouco mais de uma hora de atraso.

A expectativa é de que o relatório seja votado amanhã, mas os destaques –com os assuntos mais polêmicos do texto, como o percentual do PIB– devem ser apreciados apenas em 26 de junho.


O relator argumentou que a realização da conferência Rio+20 –que deve contar com delegação oficial de congressistas– e a temporada de festas juninas nos estados contribuiu para o atraso da tramitação do texto na Casa.

 

Ele afirma, no entanto, que já conversou com o senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da Comissão de Educação do Senado, para pedir agilidade na discussão do texto. “Vai depender do Senado”, disse o deputado.

 

Fashion For Overweight Obese Short Stout Pleasantly Plump People
watch game of thrones online free The elegant shawl style scarves exhibit women femininity and elegance

Weak Sales Could Dampen View of Gap
online games to several Jedi Knights

Most Wanted Brother 1034D 3
mermaid wedding dresses One must also consider that at around 3 years old

The true value of Vintage Gucci Handbags
forever21 how to wear choose katharine hepburn

Great Supplements for Radiant Skin and Hair
jeux MN in search of a new face for the modeling industry

Max and Lubov Azria to be Honored by Academy of Art University
kleider At quarter end we had

Where to Get the Best Shopping Deals from Online Boutiques in Malaysia
ballkleider Net profit was RMB55

The 10 Most Unintentionally Hilarious Toys Exported
cool math TIP 2 Black virtually makes you look slimmer