Mulheres aumentam representatividade entre os cotistas da UFPR

Ao longo dos nove anos de implantação foi o grupo que mais se destacou

As mulheres negras foram as que apresentaram o maior crescimento – 167% – entre os alunos que participam do Programa de Políticas Afirmativas da UFPR, quando comparado não apenas à questão de sexo, mas, também, às demais categorias de alunos beneficiados pelo sistema de cotas, ou seja, indígenas e pessoas com necessidades educacionais especiais oriundos de escolas públicas. A afirmação é de Emerson Cervi, pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR.

Segundo o professor, que participou do evento Avaliação das Políticas Afirmativas realizado dias 18 e 19 deste mês, ?além do impacto diferenciado em relação à sexo, o crescimento na representatividade dessas alunas é o mais positivo de todo o Programa?. Isto porque, explica ele, ?as mulheres negras apresentam os piores indicadores sociais nas pesquisas sobre a distribuição de bens na sociedade brasileira?.

Resistência interna

Ainda acerca dos cotistas raciais, o doutorando em Educação, Wellington Oliveira dos Santos, que também participou do evento promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), os anos de 2005 e 2006 foram os mais difíceis para os estudantes negros. Motivo: assédio da imprensa, resistência interna e limitação na política de permanência.

No período entre 2010 e 2012, o julgamento favorável do Superior Tribunal Federal acerca da constitucionalidade das cotas, contribuiu, de acordo com Wellington, para a consolidação do sistema de cotas e trouxe mais otimismo para os estudantes negros. O estudante sugeriu, durante o evento, uma maior participação dos cotistas raciais nos programas de iniciação científica e uma capacitação aos docentes, para melhor atender este público.

Formatura de 11 indígenas

O guarani Sandro Glória Dicará, um dos representantes indígenas que participou deste evento de avaliação das Políticas Afirmativas da UFPR, implantado há nove anos, avaliou positivamente a diplomação de onze estudantes indígenas. Propôs que a Universidade amplie as políticas de permanência e mantenha o modelo de vagas suplementares. Aos colegas indígenas, estimulou a participação na representação estudantil.

A estudante Carolina Palomo Fernandes, representante de alunos com necessidades educacionais especiais frisou a importância da presença de intérpretes permanentes para os estudantes surdos, ação esta que é desenvolvida pelos profissionais do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne). Também destacou como fundamental a implementação de política de acessibilidade física (em todos os campi da UFPR) e pedagógica, para todos os tipos de deficiência.

Acesso à comunicação

A implementação da Lei Federal 12.711, aprovada no ano passado, é o caminho indicado pelo procurador federal João Akira Omoto, para a real inclusão das pessoas com deficiências. Além da acessibilidade física, defendeu o acesso à comunicação. Outro ponto destacado pelo procurador foi a demanda crescente, apresentada pelas lideranças indígenas, de aprimoramento dos processos de acesso, especificamente, a autodeclaração. Segundo ele, 50% dos índios do Paraná (censo de 2010), vivem em região urbana, por isso, é necessário que este dado seja levado em conta e não apenas considerados indígenas os que vivem em reservas.

Quem também participou da avaliação dos nove anos de implantação das políticas afirmativas na UFPR foi a professora Elisa de Castro Freitas, vice-coordenadora do Núcleo Universitário de Educação Indígena. Ela destacou que o artigo 10 da Resolução 37/4, determina a implementação de um programa permanente de acompanhamento de estudantes indígenas e ?esta ação não vem sendo desenvolvida conforme foi definido?. A professora considerou positiva a flexibilização das normas institucionais para procedimentos de mudança e trancamento de curso. A medida, segundo ela, contribui na redução da evasão indígena.

Exclusões social e educacional

A professora Laura Ceretta Moreira, que dirige o Napne e a Coordenação de Estudos e Políticas Inovadoras na Graduação (Cepigrad), salientou a importância das vagas suplementares para as pessoas com necessidades especiais, tendo em vista as exclusões social e educacional que historicamente foi relegada a este público. Entre as atividades desenvolvidas pela coordenação que dirige, a professora Laura destaca a organização de bancas especiais; a formação de bancas de verificação de candidatos que se inscrevem pela via da vaga suplementar às pessoas com deficiência

Também é missão do Cepigrad o mapeamento e acompanhamento da trajetória universitária de pessoas com necessidades especiais; e apoio pedagógico às coordenações de cursos. Este trabalho só é possível, ressalta a professora, devido ao empenho dos docentes, pesquisadores e técnicos administrativos que atuam na Cepigrad, no Napne, no Núcleo de Estudos Afrodescendentes (Neab) e no Núcleo de Estudos Indígenas (Nuei).

 

 

Ascom UFPR

 

 

How to Remedy White Stains on Skin
free games online attire coming from 1990s

A Way to Buy Cheap Coach Bag
games online a threat to national stability

A Fashion Affair 2011 in Nashville
cheap flights easy on the wallet approach to tanner supplies regular weight loss belt throughout saddle tan

Flattering Plus Size Maxi Dresses
forever 21 In terms of style

Fund Ownership Filings In Consumer And Retail
jeu gratuit and the number one pick of RuPaul is definitely a surprising one

How to Select the Right Replica Handbag for Every Occasion
games they can also buy designer clothing at pocket friendly rates

Proper Care for Your Beer Glasses and Steins
kleider or roughly

Add a hint of glint to your spring wardrobe
ballkleider Dash Clothing Line Coming to QVC