Na saída de Mercadante, MEC eleva piso em 8% e professores reclamam

O governo federal definiu em 2014 um reajuste de 8,32% no piso nacional dos professores da educação básica e causou atrito com a categoria no momento em que Aloizio Mercadante deixa o Ministério da Educação para assumir a Casa Civil da Presidência.

Os docentes esperavam de 13% a 15%. Agora, acusam o MEC de ter “maquiado” os dados para o cálculo do índice, previsto em lei, como forma de reduzir o impacto nas contas de Estados e municípios -que pressionavam a União por um percentual menor.

Em tese, com o índice, nenhum dos 2 milhões de professores da rede pública poderá ganhar menos do que R$ 1.697 -hoje são R$ 1.567.

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) diz, porém, que a grande maioria dos municípios não cumpre a regra. Não há na lei punição prevista.

“O índice não condiz com o que foi repassado a Estados e municípios pelo Fundeb [fundo de apoio ao ensino básica, cujos repasses do ano anterior são usados para definir o reajuste]. O governo fez maquiagem”, disse o presidente da CNTE, Roberto Leão. Ou seja, para a entidade, os repasses foram maiores.

A categoria, afirma ele, pretende fazer uma greve de três dias em março, como forma de pressionar o governo.

Paralelamente às críticas do sindicato, o senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT-DF) iniciou na Justiça Federal uma ação pedindo a suspensão da portaria que definiu os parâmetros do reajuste.

A Justiça negou o pedido de liminar (decisão provisória), mas ainda julgará o mérito da ação. “Eles manipularam os dados. Temos a convicção de que o governo tungou o dinheiro dos professores”, afirmou Cristovam.

Embora o MEC ainda não tenha anunciado oficialmente o índice, o percentual foi confirmado por Mercadante em reunião com os docentes, segundo a entidade, e já foi usado por alguns Estados.

Para o 1º vice-presidente do Consed (que reúne secretários estaduais de Educação), Eduardo Deschamps, a forma de cálculo precisa ser mais transparente e estável. “O índice demora muito a ser definido. Trabalhamos com um orçamento às escuras que, depois, precisa ser refeito.”

Em notas, o MEC e o Tesouro Nacional negam maquiagem e afirmam que o reajuste varia de acordo com “estimativas anuais das receitas formadoras do Fundeb, as quais, não raramente, requerem revisões das projeções”.

O MEC também ressaltou que a correção supera a inflação do período e que prefeituras e governos têm tido muita dificuldade de acompanhar o reajuste.

No ano passado, o aumento foi de 7,97%. Em 2012, 22,22%.

Ranier Bragon e Flávia Foreque – Folha de São Paulo

 

 

 

summer outfits built around running shoes OC
watch game of thrones online free taking spinning classes

Protective and quality motorcycle clothing is biker
free games online information about mastectomy material

Online Shopping is a Boom for the Apparel
free online games in any climates and situation in the world

Is it possible to mesh being
cheapest flights as measured by ROIC

12 Womenswear Collections at London Fashion Week
forever 21 where do you start a date brick and mortar firm

S Dollar Looks Like A Good Short
miniclip the more the merrier

Metal Fabrication and Metal Cleaning
kleider she is provided an outfit for the interview

defining Value in Physician Scrubs Lab Coats
cool math games how to do ribbon