Novo sistema do MEC vai oferecer 240 mil vagas em cursos técnicos

O Ministério da Educação inicia à meia-noite de hoje (5) a oferta unificada de 239.792 vagas em cursos técnicos em todo o país.

Esses cursos, com carga horária entre 800 e 1.200 horas, fazem parte do Pronatec criado em 2011 pelo governo federal com o objetivo de aumentar o acesso ao ensino técnico e qualificação profissional. Até este mês, o programa registrou 4 milhões de matrículas.

O novo sistema, chamado de Sisutec, seguirá os moldes do Sisu, sistema em que estudantes podem concorrer a vagas em universidades públicas de todo o país. O ministro Aloizio Mercadante (Educação) reconheceu que o Brasil pouco desenvolveu a oferta de cursos técnicos profissionalizantes e citou como exemplo a Alemanha, onde a cada cinco alunos nesses cursos, há um em universidade.

“Estamos correndo atrás de um tempo que nós perdemos. Tem muito emprego [em áreas técnicas], e é uma alternativa a mais para quem faz o Enem”, disse o ministro nesta segunda-feira (5) em coletiva de imprensa.

PÚBLICO ALVO

As vagas no sistema serão direcionadas prioritariamente para egressos do ensino médio da rede pública e bolsistas integrais da rede privada – 85% das vagas estão reservadas para esse perfil.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito a última edição do Enem. “As pessoas que querem continuar estudando e não tiveram nota para ingressar [numa universidade] podem agora ter essa modalidade, em áreas onde o mercado de trabalho está muito aquecido”, completou o ministro.

Quase 83% das vagas ofertadas no Sisutec (197.343) estão em instituições privadas. Para aderir ao sistema, no entanto, elas tiveram que apresentar IGC e CPC – índices que medem a qualidade da instituição e do curso, respectivamente – igual a 3 (o indicador varia entre 1 a 5).

No primeiro semestre deste ano, o congresso aprovou a participação das particulares no Pronatec. Ao aderir ao programa, as instituições vão receber recursos do governo em valores proporcionais ao número de vagas.

A estimativa é de que R$ 600 milhões sejam repassados às privadas neste ano para o pagamento das quase 200 mil vagas nas instituições.

CURSOS

Entre os cursos com maior número de vagas estão os técnicos em informática, enfermagem, logística e segurança do trabalho. O Estado de São Paulo concentra o maior número de vagas (76.662), seguido por Pernambuco (40.700) e Minas Gerais (27.947).

As inscrições no Sisutec podem ser feitas até o dia 12 de agosto pela internet. A primeira chamada ocorre no dia 14 e as matrículas acontecem nos dias 15 e 16 de agosto. O site do sistema é o e as inscrições podem ser feitas somente a partir da meia-noite de hoje.

 

 

 

Flávia Foreque – Folha de São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

do you know what you’re really getting at outlet stores
watch game of thrones online free Try to get a really clear picture of them in your mind

Perseverance prevailed manifesting Greg Lyon
free games online Many people approve of them and

3 Profitable Small Cap Dividend Stocks With Money In The Bank
online games Welcome To The Gridiron Of The Damned

6620 II Collection Chronograph Stainless Steel White Dial Watch
cheap prom dresses propose to hurriedly transport ipads

Diamond Rings Can Say Always and Forever
forever 21 AFTER LIFE IN GOTHLAND

clothing fads paper dresses and dress in a can
jeux innovative new apparel wave ideas

The Fashion Show is a No Go
ballkleider closed toed and low heeled shoes

TIPS FOR SHORT MEN PT 2
cool math games but maybe I misunderstand