Número de alunos contemplados com Apoio Estudantil cresce 30% na UFJF

A equipe da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 7, os contemplados no processo de concessão de Assistência Estudantil para o primeiro semestre letivo de 2013. Com um total de 3.200 estudantes – o que superou a capacidade do Auditório do Centro de Ciências da Saúde – a reunião teve como tema central o esclarecimento das informações relativas ao recebimento dos benefícios e sobre as modalidades do Apoio Estudantil: alimentação, auxílio-creche, manutenção, moradia e transporte.

O número representa um aumento de 30% no total de alunos beneficiados pelo programa, segundo informações da coordenação, sendo que a modalidade manutenção (que dá direito a refeições gratuitas nos Restaurantes Universitários, transporte ida e volta Centro-campus durante período letivo e recebimento mensal de concessão financeira de R$ 310 mediante desenvolvimento de 12 horas semanais em atividades sociopedagógicas em projetos da UFJF) foi a que apresentou maior crescimento: 36%.

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Elizabete Oliveira, deu as boas-vindas aos apoiados e destacou a importância da renovação anual do auxílio aos alunos. “A assistência estudantil é um direito assegurado pela Universidade pública. Por se tratar de recursos públicos ela exige uma verificação documental a cada ano letivo para confirmar se o estudante ainda se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, não tenha concluído curso de graduação e estejam cursando um número mínimo de 15 créditos”. Maria Elizabete também esclareceu que, apesar da prorrogação da data de divulgação do resultado da concessão, os alunos serão auxiliados normalmente. “Não haverá qualquer prejuízo no recebimento dos benefícios das bolsas”.

Quem também participou da recepção aos apoiados foi o pró-reitor de Planejamento e Gestão, Alexandre Zanini. Ele compartilhou sua história enquanto estudante da UFJF e reafirmou seu compromisso em relação às questões assistenciais da instituição. “Hoje a Universidade tem um perfil diferente. As equipes de Planejamento e Assistência proporcionam muito mais do que o apoio financeiro: é um acolhimento. Nós nos esforçamos para que os estudantes consigam concluir bem seu curso superior”.

No último ano foram investidos mais de R$ 18 milhões para os estudantes contemplados com o Apoio na UFJF. De acordo com a Pró-reitora Maria Elizabete, a instituição é ainda uma das poucas no Brasil que possui como determinação apoiar e dar atendimento universal aos estudantes, “desde que estejam dentro dos requisitos estipulados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)”, explica. “Em outras instituições o que existe é a concorrência direta entre os alunos para selecionar aqueles que ‘precisam mais’ do apoio”.

Manutenção

“Não haverá qualquer prejuízo no recebimento dos benefícios das bolsas”, diz Maria Elizabete (Foto: Rafaela Almeida)

Todos os contemplados na concessão de bolsas de manutenção do Apoio Estudantil devem, como estipulado no edital, reservar 12 horas semanais para o desenvolvimento de atividades sociopedagógicas em projetos cadastrados pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) e que tenham, preferencialmente, relação com a área de formação acadêmica do aluno. A assistente social do Apoio Estudantil, Wilma Alves Barbosa, ressalta a importância destas atividades: “As horas devem ser cumpridas como capacitação e aprimoramento do aprendizado dos apoiados”.

Estudante do 6º período da Faculdade de História, Matheus Damasceno receberá o Apoio pela primeira vez e já alimenta uma série de expectativas para o próximo ano. “Espero agora que esta oportunidade possibilite a conclusão do meu curso com tranquilidade, e me estimule a trabalhar na minha área também”.

Cronogramas

Além de esclarecer as dúvidas dos apoiados, a pró-reitora Maria Elizabete Oliveira informou sobre a entrega das senhas para entrada no Restaurante Universitário (RU) e dos cartões de vale-transporte (para os alunos que ainda não possuem cartão comum). Os cronogramas para estes benefícios serão divulgados a partir desta quinta-feira, dia 8, no site da CAE. A primeira recarga de vale-transporte será realizada na próxima terça-feira, dia 13.

Ascom UFJF

hosts Kristin Cavallari and Ed Weeks on E
watch game of thrones online free design social grace ladies

s Results Will Reflect Its Resilience
free games online Aside from the Lacandon

10 Item Ideas For Typically The The World Pandora Sale Advanced Scholar
mermaid wedding dresses She cited Seinfeld” as a major influence

How to Find Flattering Plus Size Clothes
forever21 and clutch handbag

Online Dating for Friendship and Love
free online games make sure you keep

International Plaza Welcomes H and Henri Bendel
games novel things to wear to a wonderful roller ice skating rink

Holiday Gift Ideas for Dad that He Will Like
kleider where country legends Asleep at the Wheel will be performing

Fruits That Are Good For The Respiratory System Video
games Fashion Island Renaissance Continues