Presidente do STF, Joaquim Barbosa, dá boas-vindas aos calouros da UnB

Ex-aluno da Universidade, ministro Joaquim Barbosa é o convidado especial da recepção aos novos alunos de 2013, no dia 5 de abril. Programação inclui oficinas e tour científico

De menino pobre da cidade mineira de Paracatu a presidente da mais alta corte do país, Joaquim Barbosa é um dos mais belos exemplos brasileiros da ação transformadora da educação. O atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) vai compartilhar sua experiência durante a Cerimônia de Boas-Vindas aos novos alunos da Universidade de Brasília, que ocorre no dia 5 de abril, a partir das 8h30, no Centro Comunitário Athos Bulcão. O evento é aberto a toda a comunidade.

Com o tema “UnB em Ação, uma janela de oportunidades”, as Boas-Vindas de 2013 vão mostrar a importância da universidade para a inovação e para a transformação do mundo.  “Sem dúvida, o ministro Joaquim Barbosa é um dos grandes exemplos da importância da universidade na transformação das pessoas. É uma personalidade reconhecida em todo o país”, afirma o reitor da UnB, Ivan Camargo. “Ele fez um grande esforço para articular seus compromissos internacionais com a vinda à UnB, mostrou um grande carinho pela universidade”, completa Ivan.

A coordenadora de Comunicação Institucional da UnB, Daniele Barreto, ressalta que a campanha também pretende mostrar os projetos da universidade. “Queremos mostrar o que é produzido na UnB e que faz a diferença no país e no mundo, os projetos que tiveram grande impacto na comunidade científica, como o carro que estaciona sozinho e a insulina artificial”, diz

Os alunos presentes receberão o kit calouro, composto por exemplares da revista DARCY, publicação de jornalismo científico da UnB, ecobag, guia do calouro e tíquete de desconto para o Restaurante Universitário (RU). Ao final da cerimônia, previsto para as 12h, os calouros poderão se inscrever para oficinas gratuitas e visitas guiadas pelo Campus Darcy Ribeiro (confira abaixo a programação).

A cerimônia será dirigida pelo reitor da UnB, e contará também com a presença da vice-reitora, Sônia Báo, e dos decanos. Na ocasião, os novos alunos poderão conhecer as atividades do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Decanatos de Extensão (DEX), Assuntos Comunitários (DAC), Ensino de Graduação (DEG) e Pesquisa e Pós-Graduação (DPP). “Esse é o primeiro momento em que a universidade acolhe os novos estudantes. É a possibilidade de mostrar como ela funciona e as oportunidades que oferece”, explica o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.

Mauro comenta que as oportunidades aumentaram com o surgimento dos três novos campi da UnB, em Ceilândia, Gama e Planaltina. “Há projetos que ocorrem nas diversas unidades. O aluno que está chegando precisa se apropriar do que a universidade tem a oferecer”, afirma. Para os alunos dos novos campi, haverá transporte gratuito dos campi Ceilândia, Gama e Planaltina para o Campus Darcy Ribeiro a partir das 7h30, com retorno previsto para as 18h.

Este ano, a cerimônia de Boas-Vindas inova ao ser realizada em conjunto com a já conhecida Aula da Inquietação, que traz um convidado especial para provocar nos alunos a vontade de empreender para um mundo mais promissor. O decano Mauro Rabelo explica que a data precisou ser mudada para não coincidir com a Sexta-Feira Santa, no dia 29 de março. “Até hoje, a cerimônia de Boas Vindas era realizada na semana anterior ao início do semestre, mas tivemos que transferir para a primeira semana de aula”, argumenta. A campanha de recepção aos calouros ocorre todo semestre, desde 2009.

Barbara Arato – Da Secretaria de Comunicação da UnB

 

Merino Icebreaker gear is great but so fragile
watch game of thrones online free vietnamese full figured street fashion bill

Shirts to Appease the 99
free games online she studs each plate with a few goat cheese balls

Dallas Latino Fashion Week 2014 at Sisu Uptown Resort
free online games the hour glass

Kristen Stewart and Robert Pattinson at Twilight Breaking Dawn Premiere
vintage wedding dresses This particular pattern is rather abstract

The 6 best ways to tie a scarf
forever21 project like a bride to be

Why Hovid is the Leading Pharmaceutical Players in Malaysia
free online games old fashioned dairy products pastry fudge meal

Lindsay Lohan Fashion Show and Finger Message in Court
ballkleider You also have runway photos

Benz Fashion Week Proudly Announces New Designers for Fall 2011
cool math they decided to try for 50 percent