Projeto da UFMT “Cidade Possível” terá pré-lançamento na quinta-feira

Cuiabá é a terceira cidade brasileira a integrar esse movimento mundial

A Universidade Federal de Mato Grosso realizará, nesta quinta-feira (26), às 8h, no Grand Bazar, o pré-lançamento do Projeto Cidade Possível – 100 em 1 dia Cuiabá, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco), do Instituto de Linguagens (IL). De acordo com a coordenadora do projeto, professora Maria Thereza Azevedo, essa ideia surgiu da necessidade de se pensar a cidade. Para ela, trata-se de uma pauta fundamental do debate contemporâneo, “que busca encontrar outros modos de viver, de se relacionar e se organizar socialmente”. Maria Thereza explica que esse projeto permite compreender o espaço da cidade como o campo de construção da vida social enquanto um circuito de afetos; enxergar o espaço como possibilidade de mobilização de ideias, pessoas e experiências. Segundo ela, isso permite criar novas conexões e redesenhar as condições de participação e apropriação da cidade: “O espaço como agenciador de subjetividades para uma reinvenção da vida”, acrescenta a professora.

Além das apresentações e discussões, o projeto busca aglutinar os processos coletivos emergentes na cidade e ações de arte e cidadania. “A proposta é pensar/agir/reencontrar a cidade de Cuiabá no mês de abril de 2016, na comemoração dos seus 297 anos”, adianta a autora. Dentre os objetivos do projeto, estão: a construção de um debate coletivo e uma ação participativa com temas emergentes sobre Cidades contemporâneas tendo como foco a cidade de Cuiabá; a realização do II Colóquio Cidade Pensada, a cidade e suas complexidades, com pesquisadores, convidados internacionais e nacionais, bem como estudiosos, cujas pesquisas abordem a cidade de Cuiabá; a promoção do II Seminário de Artes da Cena com o tema Arte e Cidade, com o intuito de aglutinar pesquisas e pesquisadores nacionais e internacionais que trabalham com a arte, tendo como campo de experiências a cidade. E, por fim, a realização em Cuiabá, no dia 03 de abril de 2016, do projeto 100em1dia, que estimula a invenção de 100 ações de arte e cidadania na cidade.

Movimento mundial

Trata-se de um movimento mundial que acredita na potencialidade da iniciativa criativa e nas habilidades dos habitantes da cidade para melhorar os modos de viver nela. Surgiu em Bogotá em 2012 e já se espalhou pelo planeta: Kopenhagen, Toronto, Milão, Montreal, Santiago do Chile, Genebra, Cidade do Cabo entre outras. E no Brasil, já ocorreu no Rio de Janeiro e Blumenau. Cuiabá será a 3ª cidade brasileira e a 28ª cidade do mundo a realizar o 100em1dia.

O Grand Bazar fica localizado na rua Pedro Celestino, próximo à Praça da Mandioca, e para participar do projeto, que conta com o apoio da Fapemat, grupos, coletivos ou o cidadão que vive em Cuiabá, podem propor uma ação de cidadania ou arte no lugar onde vivem ou num espaço de convivência da cidade. Basta fazer a inscrição descrevendo a sua proposta, indicando o lugar onde a ação será realizada e as pessoas envolvidas nela. As proposições podem girar em torno de ações que ajudem a promover a afetividade entre as pessoas, que possibilitem a criação de espaços de convivência e sociabilidade e a prática do cuidado com o outro ou com o espaço urbano; iniciativas que apoiem a conservação do meio ambiente e preservação da natureza; que valorizem a solidariedade e inclusão social; que embelezam a cidade; que alertem o poder público sobre questões urgentes; ações que promovam a arte, que estimulem a memória da cidade e que cuidem da vida.

Calendário de execução

Sábado, dia 2 de abril: Conferência de abertura e apresentações musicais, performances, vídeo, com a participação dos grupos de apoio.

Domingo dia 3 de abril – 100 em 1 dia. Uma cidade, um dia, cem ações.

Segunda-feira dia 4 de abril – Oficinas e início do II Colóquio Cidade Pensada – A cidade e suas complexidades. Mesas compostas por pesquisadores convidados internacionais e nacionais, com pesquisas relacionadas às cidades, além de pesquisadores locais com estudos sobre a cidade de Cuiabá em diversas áreas do saber.

Terça-feira dia 5 de abril – II Colóquio Cidade Pensada A cidade e suas complexidades.

Quarta-feira dia 06 de abril – II Seminário Artes da Cena – Arte e cidade   Mesas e conferências com pesquisadores internacionais e nacionais que trabalham com Arte e Cidade.

Quinta-feira dia 07 de abril – Conferência de encerramento e Programação Cultural.

Sexta-feira dia 08 de abril – Aniversário de Cuiabá

ASCOM – Universidade Federal de Mato Grosso