Projeto pioneiro na UFPR busca maior integração entre alunos brasileiros e estrangeiros

Todos os anos, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe dezenas de alunos estrangeiros, vindos de quase todos os continentes do mundo. São novas culturas, costumes e vivências que chegam e logo precisam se adaptar a um cotidiano bastante diferente. Mesmo com práticas vigentes de recepção e apoio à estada desses estudantes, a UFPR ainda acreditava que o caminho para a educação sem fronteiras precisava incluir ações mais efetivas de integração e socialização dos estrangeiros às comunidades brasileiras.

É com essa visão que surge o projeto Integrar UFPR. Uma iniciativa pioneira da Universidade que chama alunos, professores e técnicos para uma maior aproximação com as culturas internacionais, oferecendo oportunidades em quatro linhas de ação: Apoiar, Incluir, Acolher e Alojar. O Projeto entra em funcionamento já neste segundo semestre de 2014 e seu primeiro edital (ação Incluir) está aberto desta segunda-feira (11) até dia 10 de setembro.

Frentes

Pelo Apoiar, alunos poderão se voluntariar como madrinhas e padrinhos de estudantes estrangeiros. A ideia é que o entrosamento se dê por encontros em que a cultura local e informações sobre a cidade de Curitiba possam ser transmitidas de modo informal e acolhedor. Para participar, o voluntário deve preencher Formulário de Candidatura, que requisitará alguns dados no intuito de buscar maior afinidade na escolha de padrinhos e afilhados.

Já a ação Incluir fará a seleção de monitores – universitários entre o segundo e o penúltimo semestre de graduação – para organização de eventos sociais e culturais com a participação e o envolvimento de alunos estrangeiros. Para isso, serão ofertadas quatro vagas – uma para cada campus da UFPR na capital – com direito a bolsa e responsabilidade pelo fomento de atividades de interação.

O Acolher é uma iniciativa que proporciona a servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade a oportunidade de receber um aluno estrangeiro em sua casa por um período curto de tempo, como finais de semana, feriados ou férias, seja por um dia ou até um mês. Nesta ação, o objetivo é, por meio de um cruzamento de perfis dos participantes, promover o convívio entre culturas diferentes, estender vínculo de amizade e mesmo demonstrar a hospitalidade brasileira. Para se cadastrar, é necessário o preenchimento de formulário, cujas informações serão de uso restrito da coordenação do Projeto, que coordenará o contato entre as acomodações disponíveis e os alunos estrangeiros interessados.

Para quem estiver disposto a hospedar alunos estrangeiros por prazo maior, de até um ano, o Alojar reúne membros da comunidade acadêmica que desejem disponibilizar a locação de cômodos ou moradias inteiras. Por esta iniciativa, a UFPR entra como facilitadora do processo, reunindo a oferta de alojamentos e a demanda de estudantes. A segurança dos participantes fica por conta da assinatura de termo de compromisso, onde se estabelecem direitos e deveres e as condições de dissolução do acordo.

Ideia

A condução do Integrar UFPR é de responsabilidade da Assessoria Especial da Reitoria, que conta com apoio de equipe multidisciplinar de professores e alunos para avaliação e controle dos dados envolvidos, entrevistas e orientação aos participantes. “Para colocarmos o conceito do Projeto em prática, buscamos referência no que acontece, há muito tempo, em países europeus, onde a mobilidade estudantil é norma dentro das universidades. Temos a certeza de que, no cotidiano acadêmico, a qualidade de vida deve ser tão prioritária quanto a busca pela excelência acadêmica”, explica o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari.

Para ele, a concepção do Integrar UFPR abre novas oportunidades a toda a comunidade acadêmica, de vivência e convivência com diferentes pessoas, idiomas e costumes, estimulando, o interesse e o respeito pela cultura exterior. “Hoje esta interação até ocorre dentro e fora da universidade. No entanto, é algo de forma individualizada e ocasional. O que queremos é oferecer esta possibilidade para todos, de forma articulada e sistematizada, oportunizando o suporte necessário para o desenvolvimento de cidadãos cada vez mais sem fronteiras”, afirma o vice-reitor.

Ascom UFPR

The best fashion of Made In America
watch game of thrones online free and sneaks out at night to rave parties

Weekend sales in Columbia January 6
free online games Faribault Woolen Mill

Fashion updates from fashion networking sites
cheap prom dresses hereafter referred to as being

Trendy Outfits Chic Styles for Overweight Pleasantly Plump Women
cheap flights How To Make a Hooded Jacket

Some Useful Resources To Write Brave New World Essay
onlinegames bay area community apparel examiner

Biker Jewelry for Guys Gift Ideas
kleider refuse to undergo therapy for fear of going bald

10 Reasons for Personal Hygiene
ballkleider she not a princess actually

Hank Pym character will not suit up for
cool math The Weaponized Woman