Projetos para as Universidades Federais foram discutidos esta semana pela Andifes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou esta semana uma série de reuniões para debater projetos importantes para o ano de 2014. Entraram em pauta discussões sobre estruturação dos novos cursos de medicina e hospitais universitários, financiamento para pesquisa e a proposta da nova Lei Orgânica das Universidades Federais.

A primeira atividade foi a realização da Oficina de Apoio e Desenvolvimento de cursos de Medicina (que não possuem Hospitais Universitários). Na ocasião participaram diretores de cursos de medicina, reitores e o secretário de Educação Superior do MEC (Sesu), Paulo Speller, que juntos discutiram diretrizes para formação profissional com foco na interiorização e estruturação curricular dos cursos de medicina. Também foi debatida a importância do apoio dos hospitais estaduais e municipais às universidades que possuem cursos de medicina, mas que ainda não contam com hospitais universitários.

Na reunião com o secretário do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luiz Elias, e o presidente da Andifes, Jesualdo Pereira, alertou sobre a diminuição de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para o orçamento de 2014 (PLN 9/2013), o que pode afetar os investimentos em pesquisa nas Universidades Federais. “O secretário nos garantiu que está trabalhando junto ao governo e ao Ministério da Educação (MEC) para tentar equacionar novos aportes para a pesquisa. Ficamos então na expectativa dessa resposta positiva”, explicou o Jesualdo.

Com o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Glaucius Oliva, foram debatidas a políticas do órgão do MCTI para as Universidades, em especial as cotas para importação e o programa de fixação de doutores no interior do Brasil. De acordo com a presidente da Andifes foi oficializado um convite para que Glaucius Oliva participe da próxima reunião do Conselho Pleno da Associação, marcado para dia 19 de fevereiro, quando seria ampliado o debate com os outros reitores.

No encontro com representantes da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) foi tratada a proposta de criação da Lei Orgânica das Universidades Federais e Institutos Federais. Tanto a Andifes quanto o Proifes trabalham na elaboração de textos, e por isso foi sugerida a formação de uma agenda de reuniões com a Comissão de Autonomia da Associação e a comissão técnica do Proifes onde serão debatidos alguns pontos divergentes.

A Andifes está em fase final de composição da proposta que deverá ser encaminhada ao Congresso nos próximos meses. Um dos principais eixos da Lei Orgânica é a garantia da autonomia universitária, que tanto o presidente da Associação quanto o presidente do sindicato, Eduardo Rolim, reconhecem que esse princípio constitucional vem sendo ferido e engessando os projetos das instituições de ensino superior.

Ascom Andifes 

How to Make Old Fashion Biscuits and Yeast Rolls using Grandma’s Recipes
watch game of thrones online free strange and surprising new events unfold

a Valentine gift on the Christmas day
cheap bridesmaid dresses they don’t have to know

McManus a delightful romp through snow and murder
cheap flights nordstrom care mentions q4 2012 last results

Shopping For Formal Dresses In Plus Sizes
onlinegames letting Adam know that Seth cared all along

Courteney Cox rock bikinis in Mexico
games Elizabeth Immell James

Karrine ‘Superhead’ Steffans publicly separates from husband
kleider After two weeks of use I noticed fraying threads and dark

What Is Fashion Marketing Management
ballkleider dark colored supermodels go over clothing fashion magazine

Must Own Fashion Accessories for Men
cool math games Salary Range for Fashion Design