Reitor da UFMG apresenta mudanças no registro e matrícula dos calouros Sisu 2015

Anunciado na manhã desta sexta-feira, 19 de junho, em entrevista coletiva concedida pelo reitor Jaime Ramírez, o registro acadêmico online já foi realizado por mais de 600 dos 2.714 alunos selecionados em primeira chamada desta segunda edição de 2015 do Sisu/UFMG.

O sistema permanecerá aberto até as 23h59 do dia 23, terça-feira, mas os estudantes que constam da lista divulgada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) não precisam seguir a escala de atendimento anteriormente prevista para o atendimento presencial.

“Respeitamos o movimento de greve dos colegas técnico-administrativos, mas nossa obrigação, como instituição pública, é assegurar o registro de todos os calouros que foram aprovados, e estamos fazendo isso de forma digital”, disse o reitor.

À imprensa, Jaime Ramírez informou que a expectativa era de fazer o registro dos novos alunos que ingressam no segundo semestre “de forma presencial, como é a tradição da UFMG, não porque nos faltem recursos tecnológicos para fazê-lo de forma eletrônica”, mas para conferir a documentação dos alunos, para dois fins: o atendimento à Lei de Cotas, que neste ano reserva 37,5% das vagas oferecidas pela Universidade, e para a possível concessão de bolsas de assistência e de manutenção a alunos cuja condição socioeconômica justifique tal demanda.

“Havíamos programado fazer hoje o registro de 400 alunos – cem dos quais no período da manhã e o restante à tarde –, todos da região de Belo Horizonte. Os outros estavam escalonados para segunda e terça-feira”, comentou o reitor, acrescentando que a Universidade já enviou a todos os 2.714 alunos selecionados e-mail avisando “que essa fase do registro será feita de forma eletrônica e que posteriormente será agendada data para que eles venham presencialmente trazer a documentação”.

Em data a ser definida, os estudantes que garantirem o registro acadêmico online devem apresentar ao DRCA/UFMG toda a documentação e condições para ingressar em curso de graduação da UFMG, conforme previsto no edital complementar ao edital do processo seletivo para acesso dos candidatos selecionados pelo Sisu, com base no resultado do Enem, aos cursos presenciais de graduação da UFMG em 2015.

Assistência estudantil
Os candidatos aprovados na segunda edição do Sisu 2015 que pleitearem programas de assistência estudantil, como moradia e alimentação, terão suas solicitações avaliadas. A data também será divulgada pela Universidade.


Cedecom – Assessoria de Imprensa

Agência de Notícias UFMG