Reitoria da UFPR entrega Restaurante Universitário e novos espaços para estudantes

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, cumpriu hoje mais dois compromissos assumidos por sua gestão junto à comunidade universitária do  Setor Palotina. Inaugurou o Restaurante Universitário e, ainda, dois espaços para entidades estudantis e Atlética.

O RU era uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica local. Com 950 metros quadrados e 250 lugares, o novo RU custou R$ 2,68 milhões e terá capacidade para servir até mil refeições por turno. Zaki destacou a importância do restaurante, especialmente para os alunos com fragilidade econômica. “O novo restaurante vai oferecer alimentação com qualidade e preço baixo aos usuários”, disse.

O superintendente de Infraestrutura da UFPR, Álvaro Pereira, explicou que o prédio tem um moderno sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva, que será usada para lavagem de piso e uso em jardim. O restaurante possui ainda sistemas de aquecimento de água solar e é climatizado, gerando mais conforto aos usuários durante as refeições.

Agora, a UFPR soma oito restaurantes universitários – quatro deles em Curitiba e outros quatro nos campus de Palotina, Jandaia do Sul, Pontal do Paraná (o Centro de Estudos do Mar) e Matinhos. Eles servem refeições de segunda à sexta-feira – o RU Central funciona de segunda a domingo.

No mesmo dia, Zaki e sua comitiva vistoriaram ainda as obras do Bloco 10 do Setor, que estão adiantadas. Falta apenas a conclusão do acabamento interno. A obra deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2016.

Benefício dos alunos

A Reitoria também atendeu a pedido feito pelos estudantes e inaugurou dois espaços para as entidades estudantis (com 27 metros quadrados, cada). A inauguração segue a mesma linha de apoio e diálogo com os estudantes, que já é adotada em todos os demais campus e setores da Universidade.

A pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Rita de Cássia Lopes, destacou a importância do cumprimento  do compromisso assumido pela administração da UFPR com os alunos. Em março, por exemplo, a Reitoria entregou oficialmente as sedes de centros acadêmicos de três cursos: Expressão Gráfica, Informática Biomédica e Matemática Industrial. Das inaugurações participaram ainda o prefeito de Palotina, Jucenir Stenzler, e o diretor do Setor de Palotina, Elisandro Pires Frigo.

Ascom – Universidade Federal do Paraná

Foto: Marcos Solivan