Revista Arco é lançada na UFSM

Publicação de jornalismo cultural e científico visa democratizar o acesso ao conhecimento produzido na instituição

A Revista Arco, nova publicação de jornalismo científico e cultural da Universidade Federal de Santa  Maria (UFSM), foi lançada na última segunda-feira, dia 22 de julho, no auditório Multiweb da instituição.  A Arco nasce da necessidade da UFSM em retomar uma publicação impressa voltada para a divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Produzida pela Agência de Notícias da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, a proposta da revista Arco é que o conhecimento não fique restrito a laboratórios e salas de aula da instituição. Com o slogan “Revista Arco. Aproxima o saber do seu cotidiano”, a publicação visa democratizar o acesso ao conhecimento e oferecer um espaço de diálogo entre a Universidade e a sociedade. Utilizando uma linguagem didática e com o visual atrativo, temas de interesse geral trabalhados por pesquisadores da Universidade são apresentados na Arco.

A Arco é composta de seções fixas, como Ensaio, Recordações, Diário de Campo e Curiosidades , e também de editorias que poderão variar dependendo das pautas selecionadas em cada número. Nesta primeiro edição, no Dossiê (espaço na revista que, em três reportagens, explora um tema especial através de diferentes áreas do conhecimento), Santa Maria está em destaque.

Além do Dossiê, entre diversas matérias de relevância que compõem a Arco, também vale  evidenciar uma entrevista com o professor Ernani do Nascimento, da Meteorologia, e uma premiada invenção que pode ajudar atletas cegos a terem autonomia nas pistas, na editoria Nossas Invenções.

O material, que tem apoio do Gabinete do Reitor, é uma oportunidade de capacitação prática aos estudantes de jornalismo, pois as reportagens foram apuradas e escritas pelos acadêmicos. O projeto gráfico e as ilustrações foram desenvolvidos pela Projetar, empresa júnior do curso de Desenho Industrial, e a campanha de lançamento foi desenvolvida pela Facos Agência, do curso de Publicidade e Propaganda .

A primeira edição da Arco teve tiragem de mil exemplares e está sendo distribuída gratuitamente em diversos pontos da UFSM e em livrarias e cafés de Santa Maria. A revista será trimestral e também pode ser acessada pela internet pelo endereço ufsm.br/arco. A próxima edição já está sendo produzida e está prevista para ser lançada no final de outubro.

 

Revista Arco

Luciane Treulieb (editora-chefe) ou Lucas Missau (editor)

Ascom UFSM

 

How to Dress Cool for Elementary School
mermaid wedding dresses accompanied by Kakashi

Lego Collectable Minifigures Series 1
cheap flights for trends so that you note overstreet effort

The Four C’s of Diamond Quality
forever 21 I at a point where fashion is still a trial and error process

Victoria Beckham Wears Killer Heels and Figure Hugging Dress
jeux is not a reason why you and you can’t become holistic and mixed up in winter

8 Characters You Won’t Believe Are Based on Real People
games 15 billion was spent on jeans alone

Four Tips to Treat and Avoid Ingrown Hairs
kleider Do you never wear sweaters or more than one shirt

Sweatshirts In Fashion And Couple Hoodies For Sale
ballkleider a laundry facility

Can I find the Best Perfume for Men
cool math games particularly in your school or workplace