UFAC – Usinas solares reduzirão gastos com energia elétrica

A Reitoria da Ufac e o Conselho de Administração do Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac) realizaram reunião para tratar do convênio de implantação do Ceeac e dos projetos para economia de energia elétrica na universidade. O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 29, no gabinete da Reitoria.

Um projeto da Ufac em execução nessa área é a instalação de usinas solares, que devem reduzir em até 10% as despesas com eletricidade no campus-sede. Além disso, constam no programa a troca de 14.225 lâmpadas para a tecnologia LED; a instalação de medidores de energia em todos os prédios e de uma sala de comando de energia; a realização de pesquisas no campo da eficiência energética, com 15 bolsas; e a aquisição de uma estação meteorológica.

“Esse é mais um programa que vai colaborar para uma gestão mais eficaz e eficiente da universidade”, disse a reitora da Ufac, Guida Aquino. “Estamos buscando modernizar cada vez mais a instituição.”

O diretor de transmissão da Eletrobrás, Márcio Szechtman, ressaltou que o Ceeac é o único da Amazônia e vai beneficiar toda a região. “O centro tem uma vocação intrínseca extremamente importante e a Eletrobrás dará o apoio necessário para que ele seja de excelência, atuante e sustentável para toda a região.”

Também participaram da reunião o vice-reitor Josimar Batista e o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid.