UFAM firma parceria inédita com universidades australianas

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 4, a conselheira da CRBE na Austrália Ocidental, nas pastas de empreendedorismo e saúde, e mentora do Governo Federal na área de Governabilidade e Liderança para imigrantes, Cema Santos, a qual viabilizará, em breve, uma parceria da Ufam com universidades australianas.

O reitor destacou o caráter inédito da parceria.“Nunca tivemos parceria com a Oceania e faltava essa para fechar com todos os continentes. Nossa expectativas são as melhores possíveis”, destacou o reitor durante o encontro.

Para a assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil, a relevância do estabelecimento de parcerias é evidenciada pela qualidade do ensino agregada aos estudantes que serão contemplados e, principalmente, pelo processo de enriquecimento intelectual proporcionado por meio do intercâmbio de conhecimentos e do contato direto entre culturas distintas. “Ambos os países ampliarão suas experiências através da chamada interculturalidade, em que duas ou mais identidades culturais interagem e compartilham informações de forma recíproca”, observou.

Ela ressaltou a qualidade do ensino ministrado na Austrália como um dos benefícios para a comunidade universitária da Ufam. “Durante o ensino elementar, os alunos já recebem aulas de educação mineral, pois os solos australianos são riquíssimos em minérios. A abordagem deles em relação ao solo é sempre favorável ao desenvolvimento autossustentável”, avaliou a assessora.

A professora Leda destacou ainda que a inciciativa foi feita em parceira com Cema Santos, que realizava um trabalho de recuperação de imigrantes refugiados na Austrália. A conclusão foi a de que o envolvimento universitário em questões sociais é crucial, pois a transformação só pode ser viabilizada pela Educação. Segundo pontuou, a atitude deve ser incorporada pelo governo brasileiro e discutida pelas universidades brasileiras. “Este é um problema social que precisa ser solucionado e é também dever da Universidade discutir sobre a realidade e sugerir estratégias de resolução e mudanças”, declarou, ao mencionar a importância do retorno à sociedade.

Além de conselheira do Itamaraty no Brasil e mentora do Governo Federal na área de Governabilidade e Liderança para imigrantes, Cema Santos é egressa da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF). Ela afirma que a parceria será uma forma de colaborar com sua terra natal. “Eu me sinto muito feliz em ajudar minha terra e a Universidade na qual me formei. Eu não me vejo morando aqui e fazendo uma coisa só, eu me vejo conectando pessoas e a parceria da Ufam com as universidades australianas traz uma riqueza cultural incrível. Para que vocês tenham uma ideia do porte dessa riqueza cultural, compartilho com vocês a informação de que, enquanto aqui no Brasil se ensina apenas o inglês como língua estrangeira, na Austrália, todas as línguas dos países vizinhos são ensinadas. Ou seja, a Austrália sempre supera expectativas”, ressaltou.